TROFÉU OSCARITO E DESTAQUES DO FESTIVAL

EVENTOS ÚLTIMAS NOTICIAS
 

Marcos Palmeira será o grande homenageado na  50ª edição do Festival de Cinema

 

O 5º Festival de Cinema de Gramado anunciou  o  grande homenageado do evento, pela primeira vez em lançamento no Rio de Janeiro, que Marcos Palmeira será o grande homenageado deste ano. O ator, que esteve presente no evento, irá a Gramado para receber pessoalmente o troféu Oscarito, a mais tradicional honraria do festival, que este ano será realizado de 12 a 20 de agosto. A organização também anunciou os cinco filmes que compõem a mostra competitiva de Longas-Metragens Documentais, que neste festival serão exibidos exclusivamente na tela do Canal Brasil e no Globoplay.
 

O encontro teve como mestre de cerimônias a jornalista Renata Boldrini e reuniu no hotel Prodigy Santos Dumont o vice-prefeito de Gramado e presidente do conselho da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, Luia Barbacovi, a presidente da Gramadotur e Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, a curadora, Dira Paes, realizadores, produtores, atores e jornalistas.

Entre os convidados, estavam Cacá Diegues e a recém-eleita presidente da Academia Brasileira de Cinema, a produtora Renata Almeida Magalhães, o diretor Zelito Viana e a produtora Vera de Paula, pais de Marcos Palmeira, a cineasta Júlia Rezende e a atriz Bárbara Paz.

Durante o evento, foram revelados os cinco filmes da mostra competitiva de Longas-Metragens Documentais, que este ano deixam de concorrer com os filmes de ficção. Todos os documentários brasileiros em competição serão exibidos exclusivamente na tela do Canal Brasil, de 12 e 16 de agosto, sempre às 20h. As produções irão ao ar simultaneamente no Globoplay + Canais, além de ficarem disponíveis no streaming até 17 de agosto.

O festival, que tem curadoria de Dira Paes, Marcos Santuario e Soledad Villamil,

Além do Troféu Oscarito, a organização já revelou que o Troféu Eduardo Abelin, homenagem concedida a diretores, cineastas e entidades de cinema pelo trabalho feito em benefício do cinema brasileiro, será entregue a Joel Zito Araújo. Já o Troféu Cidade de Gramado, dedicado a nomes ligados a Gramado e ao Festival, este ano será concedido à atriz gaúcha Araci Esteves e o  Kikito de Cristal,  este ano vai para a atriz chilena Paulina García. 

Confira os Longas-Metragens Documentais selecionados

ADEMÃ – A VIDA E AS NOTAS DE IBRAHIM SUED | Rio de Janeiro – 106’00”
Direção: Isabel Sued Perrin e Paulo Henrique Fontenelle
Sinopse: Relato emocionante da filha do Ibrahim Sued, que foi buscar por meio de entrevistas, fotos e filmes do arquivo pessoal, a trajetória desse jornalista que inovou e revolucionou a imprensa brasileira dos anos 50 até sua morte em 1995.

ELTON MEDEIROS – O SOL NASCERÁ | Rio de Janeiro – 80’01”
Direção: Pedro Murad
Sinopse: É um registro de Elton Medeiros, um dos compositores mais representativos do samba brasileiro. Foi o principal parceiro de Paulinho da Viola, com composições antológicas com Cartola, Zé Ketti, entre outros.
Elenco: Adriana Monteiro, Alan Pellegrino, Alberto Damit, Alex Rech, Alice Cardoso, Ana Luisa De Oliva Augusto, Ana Priscila, Arlinda Di Baio, Carol França, Catharina Monteiro, Eliana Monteiro, Elton Medeiros, Fernanda Nogueira, Fifo Benicasa, Flávio Birman, Jessica Antunes, Jonatas Silva, Karina Sattler, Letícia Santos, Marcella Merlino, Márcia Cristtal, Marcos Magno, Mírian Meee, Munique Mattos, Pietro Mario Bogianchini, Raysa Santos, Ricardo Soares, Roberto Santos, Sérgio Cruz, Tarsila Alves, Thiago Fonseca Vidal Assis e Miguel Schimid.

EU NATIVO | Pará – 71’11”
Direção: Ulisses Rocha
Sinopse: O filme mostra aspectos da vida das tribos Kayapó, Potiguara, Tabajara, Fulni-ô e Pankararu e mostra as belezas naturais que cercam as aldeias, além de depoimentos surpreendentes sobre como os indígenas sofrem com o preconceito racial e a discriminação.
Elenco: Akiaboro Kayapó, Tafkea Fulni-ô, Ednaldo Tabajara, Carmem Pankararu, Sandro Potiguara

O DESTINO ESTÁ NA ORIGEM | Goiás – 61’01”
Direção: Pedro de Castro Guimarães
Sinopse: Um encontro revelador entre oito etnias indígenas, as caixeiras do Divino do Maranhão, a Regente Renata Amaral e o Produtor musical André Magalhães.

UM PAR PARA CHAMAR DE MEU | São Paulo – 82’00”
Direção: Kelly Cristina Spinelli
Sinopse: Em Um Par Pra Chamar de Meu, a documentarista Kelly Cristina Spinelli acompanha a vida da mãe e de quatro outras mulheres que saem com os chamados personal dancers para discutir solidão, sexualidade e privilégio entre as mulheres da terceira idade.
Elenco: Eni Aparecida Spinelli, Regeane Melo, Mara Codo, Elisabeth Sertorio, Nilce Aboud, Luis Fernando da Silva, Vinicius Souza, Leandro Porto, Ricardo Mello, Jefferson Xavier, Hernandes Rodrigues e Bruno Cesar Vicente

Abaixo os homenageados e curados :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *