
Festival acontece a partir das 11h na Caza Wilfrido com mais de 12 estações de churrasco em formato open bar e open food.
Uma integração entre as práticas mais tradicionais e as novidades da gastronomia em volta do fogo, uma verdadeira miríade de opções entre técnicas e cortes. Essa é a proposta do Ô Churras, maior festival de churrasco da Serra Gaúcha que encantará os aficionados por carne neste sábado (23) em Gramado.
Serão 12 estações de comida comandadas por chefs assadores renomados do Brasil e da Argentina para servir mais de duas toneladas de carnes bovina, ovina, suína e de aves, além de mais uma tonelada de acompanhamentos como linguiças e o tradicional pão com alho. Em formato open bar e open food, Ô Churras oferece ainda seis estilos de chope e opções de sobremesa, tudo com consumo ilimitado durante as oito horas de evento.
E para animar a tarde de churrasco, uma programação cultural com nomes de peso como o músico porto-alegrense Hique Gomez, duos de jazz, rock, música nativista, espaço kids, passeio de helicóptero, degustações e lojas. Ingressos à venda pelo site www.ochurras.com.br.
Reforçando o consumo consciente, Ô Churras e a Eisenbahn oferecem transporte gratuito em parceria com o BusTour. De hora em hora, das 10h às 20h, um ônibus faz o trajeto de Gramado (Avenida das Hortênsias, 1845) até à Caza Wilfrido. Para utilizar o transporte sem custo nenhum, tanto de ida quanto de volta, basta apresentar o ingresso do evento.
Ô Churras é uma realização da Matilha Entretenimento e tem a curadoria técnica da churrasqueira Clarice Chwartzmann.
Hique Gomez é atração musical de “Ô Churras“
A programação musical da segunda edição de Ô Churras deverá ser uma atração à parte para quem estiver na Caza Wilfrido dia 23 de junho, em Gramado. A trilha sonora que embala o festival ficará por conta de Hique Gomez, além de intervenções musicais de walking bands com músicos talentosos.
O músico gaúcho conhecido por seu trabalho na peça teatral Tangos & Tragédias irá apresentar seu repertório de tangos e música pop em um pocket show. Antes de Hique subir ao palco, fora dele, sem parafernália de som e luz ou lugar fixo, as bandas caminhantes batizadas de “Churras Walking Bands” levam música nativista, jazz, chorinho, blues, pop gaúcho e tango por todo o espaço externo do evento, onde quer que as pessoas estejam. Serão seis músicos divididos em trios formando pequenas bandas que irão circular pelos diferentes espaços da charmosa Caza Wilfrido.
Estações de Ô Churras:
Estação NW Royal
Prato: Costela tradicional da fronteira com cebolas assadas e farofa campeira
Assador: Luciano Medeiros (O Luxo Do Gaúcho) e Sebastião Nogueira
Estação carne Angus Certificada – Frigorífico Zimmer
Prato: Brisket defumado com feijão texano
Assador: Rodrigo Bueno
Estação Carne Angus Certificada – Frigorífico Silva – Best Beef
Prato: Vazio na parrilla com batatas ao murro
Assador: Gerson Almeida (Blog Da Carne)
Estação Armazém 845
Prato: Desbravando o contrafilé acompanhado de creme de milho com crocante de chouriço
Assador: Santiago Maestre (Mendoza, Argentina)
Estação Armazém Gallas
Prato: Linguiça e matambre do Gallas, especialidades da casa
Assador: Josué da Rocha Gallas e Márcio Luciano Wilbert
Estação Restaurante Malbec/Devon
Corte: Novilho jovem da campanha ao litoral – diversas técnicas de assado de todos os cortes com legumes moqueados
Assador: Carlos Siedekum
Estação Mukli
Prato: Panqueca com doce de leite na brasa
Chef: Sabrina e Alan Mondin
Estação Bold Cultura da Brasa
Prato: Degustação de cortes com defumação natural de frutíferas
Assador: Diego Chrusciel
Estação Nonno Mio
Prato: Porchetta italiana no girarosto acompanhada de cole slaw
Assador: Pedro Andreis
Estação Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Prato: Pato confit finalizado na brasa com emulsão de maracujá e legumes grelhados
Assador: Gilvan Bertinati
Estação La Caceria
Prato: Varal de coelhos com polenta mole e moranga assada na brasa com linguiça serrana e queijo colonial
Assadora: Arika Messa e Marcelo Sartori
Estação PMI Las Piedras
Prato: picanha, entrecot e short ribs da Argentina, Austrália, Estados Unidos e Uruguai com crispis de couve na brasa
Assador: André Matielo, Eduardo Baziewicz e Thiago Cavalhero (O Assador)
Estação Cogumelo Montanhês
Prato: Brusqueta de cogumelos na brasa
Assador: Vica Nabuco
Estilos de cerveja de Ô Churras:
Eisenbahn Weizenbier – Tradicional estilo de cerveja de trigo do Sul da Alemanha. Conserva a levedura cervejeira, ganhando aparência turva e aroma com notas de cravo e banana. Harmoniza com salsichas alemãs, carne de porco assada, comida mexicana e frutos do mar.
Eisenbahn Pilsen – Dourada, leve e saborosa. Tem autêntico saber das melhores cervejas com puro malte e cevada. Harmoniza com salsinhas, saladas, peixes delicados, crustáceos, queijos leves e comidas condimentadas.
Eisenbahn Pale Ale – A Pale Ale é uma cerveja de alta fermentação, de coloração âmbar, sabor vigoroso e marcante, como as clássicas ales belgas. Aroma frutado e lupulado, no paladar o amargor apresenta-se mais acentuado. Harmoniza com salsichas em geral, chucrute, carneiro com alecrim, carne de porco (costela assada ou grelhada), frango assado com ervas e peru.
Edelbrau Oatmeal Stout – Cerveja de alta fermentação e coloração escura. Apresenta sabor e aroma de maltes tostados que remetem a chocolate e café. A combinação especial de aveia e malte de centeio garantem um corpo aveludado, revelando um amargor suave que equilibra o paladar da bebida. Harmoniza com carnes vermelhas e sobremesas a base de chocolate.
Farol Scottish Ale – Cerveja de alta fermentação, estilo de origem inglesa, corpo intenso, com alto teor alcoólico, sabor caramelizado oriundo da blindagem de quatro maltes.
Gram Bier Vienna Lager – De alta fermentação, coloração negra, com sabor e aroma de maltes tostados de centeio e aveia que remetem a chocolate e café. Harmoniza com carnes vermelhas e sobremesas à base de chocolate