Próximo da escolha de quem será eleito pela Fifa como o melhor jogador do mundo, da temporada 2017/2018 uma pesquisa do Esporte Espetacular, analisou os votos e indicados nos últimos anos, e encontrou determinados padrões que ajudaram a chegar conclusão de que Cristiano Ronaldo é o grande favorito para levar o prêmio.

A tendência é de que Mbappé e Griezmann disputem a terceira posição (6% de chance). Craque da Copa, Modric caminha para ser o segundo colocado (13%). E o melhor do mundo de novo deve ser Cristiano Ronaldo, com 57% de chance de ser eleito, pela sexta vez, um recorde.
A eleição para melhor do mundo da Fifa, prêmio chamado “The Best”, funciona da seguinte maneira: 25% da pontuação são compostos pelos votos dos treinadores; 25% dos capitães de todas as seleções ligadas à Fifa; 25% de jornalistas escolhidos no mundo todo; 25% do público geral, os torcedores, que podem votar pela internet.
A pesquisa, em parceria com o jornalista Samy Dana e a Escola de Matemática Aplicada da FGV-Rio, analisou todos os votos da premiação da Fifa desde 2014. Além disso, as indicações realizadas desde 2007. Foi possível observar algumas tendências: capitães votam em colegas de seleções ou de clube, nunca em concorrentes; técnicos escolhem atletas das suas seleções. Mas num universo de mais de 500 votos, fora os torcedores, esse tipo de voto parcial se dilui.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/f/H/vN2H9CSwi1ImQzMK7nrQ/fifa1.jpg)
As competições que mais influenciam na votação foram a Liga dos Campeões e a Copa do Mundo, o que ajuda a explicar a ausência do atacante Neymar, entre os 10 indicados, divulgados. Na eleição também pesa a camisa que o jogador veste, os clubes mais populares são Real Madrid e Barcelona, com 61 milhões e 58 milhões de seguidores, respectivamente.