A boa comunicação é uma habilidade essencial para qualquer agente político — seja para transmitir ideias com clareza, dialogar com a sociedade ou exercer a liderança de forma eficaz. No entanto, essa competência vai além da política institucional: ela é fundamental para qualquer cidadão que atue em espaços públicos ou em grupo.
Pensando nisso, e dando início às atividades com os Vereadores Jovens de 2025, a Escola do Legislativo Ivo Bezzi promoverá, no próximo sábado (12), um curso de dicção e oratória voltado aos estudantes eleitos para o Parlamento Jovem.
Neste ano, a formação ocorre em parceria com o Senac Gramado e será ministrada pela fonoaudióloga e professora Fabíola Damin, de Porto Alegre. O curso acontece no Plenário Júlio Floriano Petersen, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30, totalizando 8 horas de imersão em técnicas de comunicação.
“Os alunos aprenderão a utilizar suas habilidades como comunicadores de alta performance, explorando técnicas e estratégias que vão potencializar sua atuação no parlamento jovem e na vida”, destacou a ministrante Fabíola.
Os 13 estudantes que integram o projeto foram eleitos na última sexta-feira, 4 de abril. Para o diretor da Escola do Legislativo, Fábio Schmatz, a iniciativa é um passo importante: “O curso de oratória vai facilitar a comunicação dos estudantes durante as atividades do Programa Vereador Jovem, além de contribuir com o desempenho escolar e pessoal dos participantes.