VIGILÂNCIA SANITÁRIA APREENDE ALIMENTOS SEM REFRIGERAÇÃO

Geral ÚLTIMAS NOTICIAS

Na tarde da quarta-feira (11/12/24), a Vigilância Sanitária foi chamada pelo Batalhão Rodoviário da Polícia Militar de Gramado para averiguar a carga de um veículo que transportava alimentos. No local, foi constatado que a empresa que realizava o transporte não possuía Alvará Sanitário e portanto não estaria autorizada a transportar alimentos. Os insumos, incluindo carnes e embutidos diversos, tinham como destino diversos estabelecimentos comerciais de Gramado e Canela, incluindo restaurantes e supermercados.

O transporte de alimentos perecíveis deve obedecer uma série de normas sanitárias para assegurar que ele chegue ao consumidor isento de riscos. A carga transportada tratava-se de alimentos congelados e o veículo não possuía refrigeração. O transporte de alimentos congelados deve ser feito em um caminhão capaz de manter a temperatura do produto a -18°C ou inferior. O aumento na temperatura só pode ser tolerado por curtos períodos, porém, ela nunca deve ser superior a -15°C. No momento da inspeção, a Vigilância Sanitária encontrou temperaturas que variavam entre 8,5°C e 17,4°C.

A situação descrita envolve infração sanitária por descumprimento aos requisitos previstos na legislação para garantir a segurança alimentar. A Vigilância Sanitária com vistas a proteger a saúde pública realizou a apreensão e descarte da carga e o veículo foi apreendido pela Polícia Civil que irá investigar o caso. A carga foi descaracterizada e descartada no aterro sanitário municipal, tendo como destino final o critério de empresa licitada pelo município como consta na legislação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *