Polo ganha coordenadora e CAIC passa por reformas para receber universidade
Gramado avança mais um passo na implantação da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A administração municipal divulgou o nome da coordenadora do polo que, junto da equipe da Prefeitura Municipal, vem trabalhando para o funcionamento da universidade na cidade, que ofertará seus primeiros cursos de extensão no segundo semestre deste ano e graduação e pós-graduação em 2018. Maria Gorete Rodrigues da Silva tem mais de 30 anos de experiência na área docente, é doutora em Educação e mestre em Administração e graduada em História e Estudos Sociais.
Com as secretarias de Governança e Educação, a coordenadora vem atuando na institucionalização do polo, que consiste na elaboração e aprovação da lei de criação da unidade em Gramado e assinatura do acordo de cooperação técnica com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), bem como na reforma de infraestrutura da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz – CAIC, que sediará a UAB.
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. “Queremos que o cursar uma faculdade faça parte do projeto de vida de todos os alunos, de qualquer bairro ou escola. Que a possibilidade de entrar em uma universidade seja um processo natural e possível, e não distante como é hoje para muitos deles. Por isso nossa alegria em implantar esse polo em Gramado”, comemora a secretária Municipal de Educação, Gilça Silva.
O polo em Gramado vai permitir a oferta de cursos, extensão, graduação e pós-graduação, em parceria com universidades e institutos federais, que vêm sendo captados pela administração municipal. A vinda da UAB foi assegurada pelo Prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) durante viagem a Brasília. Investir na educação e na qualificação é um dos pilares da administração municipal 2017/2020.
Reformas no CAIC contemplam normas de acessibilidade
Para a implantação do polo da UAB em Gramado, o CAIC passa por reformas para atender as necessidades de espaços administrativos, acadêmicos, pedagógicos e de acessibilidade. As obras contemplam a reforma de um banheiro nos padrões de acessibilidade e instalação de piso podotátil no pátio e estruturas internas da escola. Também foi montado o laboratório de informática, com 25 computadores novos, adquiridos pela prefeitura, e instalada rede de internet Wifi.
“O CAIC foi escolhido justamente pela acessibilidade, pois possui rampas de acesso, integra o roteiro do transporte público e tem amplo espaço para as estruturas físicas necessárias. Ou seja, não é preciso desalojar os alunos para receber a universidade”, explica o prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT).
Maria Gorete Rodrigues da Silva
Maria Gorete Rodrigues da Silva, residente em Gramado, é Doutora em Educação pela PUCRS (2009), Mestre em Administração pela UFRGS (2002),Especialista em Gestão da Qualidade (1998) e em Informática da Educação (1997), pela Unisinos. É graduada em História e Estudos Sociais, também pelaUnisinos.
Maria Gorete foi diretora da Escola Cenecista Visconde de Mauá e atuou na coordenação de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e de programas de extensão universitária – unidade de Caxias do Sul e Canela. Tem experiência em docência nos ensinos fundamental, médio e superior, em escolas da rede municipal, estadual, particular e, inclusive, em zona rural e classe multisseriada.
Foto: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado