Descrever o evento que aconteceu nesta sexta-feira(16), na Rua Coberta em Gramado, é sem duvida alguma um exercício de muita alegria, emocionante, inovador e apaixonante, o público empolgado e feliz, lotava as mais de 300 cadeiras disponibilizadas no local, a emoção tomou conta dos olhos e da voz embargada de quem se esforçava para não deixar as lagrimas rolarem, convidados e aqueles que não conseguiram estar perto dos músicos eram só aplausos e largos sorrisos, convidados ilustres, autoridades locais e vindas de outros países estavam em êxtase.
Entre a comunidade gramadense, empresários e políticos, estavam os embaixadores da Costa do Marfim, Sylvestre Aka Amon Kassi, o embaixador da Jordânia, Malek Eid Otalla, o senador Lasier Martins, o Secretário Estadual da Cultura Vitor Hugo Silva, a Secretária do Turismo Rubia Frizzo, o Secretário da Cultura Allan John Lino, o empresário Host Volk e sua esposa Rosa Helena Volk, o prefeito de Gramado, Fedoca – João Alfredo Bertolucci, que estava acompanhado da Primeira-dama Bianca Bertolucci.
Uma intensa vivência musical, com apresentações de Orquestra de Gramado, num imenso palco de música que trará para a cidade nestes dias de evento, bandas e grupos que transformarão a cidade de Gramado num palco erudito e popular.
Com o propósito cultural e artístico, o evento também tem proposta que oportuniza a jovens músicos de Gramado e de todo o Brasil, serem conduzidas por renomados artistas brasileiros e estrangeiros. Em janeiro, após avaliar as inscrições, a coordenação do IV Gramado In Concert informou a lista de selecionados para os recitais de alunos que acontece nos dias 21 e 22 de fevereiro. Lembrando que o recital do dia 23 de fevereiro será exclusivo da classe de canto e as obras serão decididas pelos professores durante a semana do evento.
A regência da Orquestra Sinfônica de Gramado ficou por conta do maestro Linus Lerner, que com sua energia e paixão, transmitiu para os convidados, todo seu amor à musica, ele conseguiu com plenitude encantar levando do popular ao erudito, transformando a apresentação em um show espetacular. Lerner é o diretor artístico do evento.
Convidados internacionais, músicos renomados e, vestindo um lindo vestido vermelho, a violista chinesa Hong Mei-Xiao abriu o espetáculo, com uma apresentação impecável, com “Suite para Viola e Orquestra” de Vaughan Williams, já a brasileira, mas que mora na Holanda, Carla Maffioletti, encantou com a “Ópera Lakmè”, entretanto em uma noite de belas surpresas, ela subiu ao palco da Rua Coberta, para junto com o músico Allan John Lino, apresentar Andrew Lloyd Webe, para encerrar sua apresentação ela encarnou uma boneca e presenteou o público cantando “A Ária da Boneca”, a plateia ficou em pé para aplaudir o espetáculo. Outro momento muito aplaudido, foi quando de Luis Rossi, clarinetista que é Chileno e Edwin So Kim, que veio da Correia do Sul, subiram ao palco.
E para quem pensava que já havia ouvido tudo, ainda recebeu um belo presente, o secretário da Cultura Allan, convidou uma senhora da plateia, e seguiu a dançar, logo após o maestro Linus Lerner dizer que era só dançar, que o espaço estava a disposição dos convidados, logo em seguida um segundo, casal começou a dançar, com passos firmes e a disposição que o momento merecia, lá estava o Prefeito Fedoca, dançando, com o olhar brilhante e a certeza, de que esta foi uma noite memorável.
*Fatima R Oliveira/Gramado Enfoco