Na última terça-feira (3), professores e funcionários da rede municipal de Gramado receberam um treinamento sobre atendimento hospitalar direcionado ao ambiente escolar, visando a capacitação destes profissionais para situações que possam ocorrer nas escolas. A capacitação prevê para que, nestas situações de risco, estes funcionários possam aplicar a medida correta aos alunos, o que em muitos casos, pode salvar uma vida.
“Foi uma oportunidade muito gratificante e produtiva. Levaremos tudo o que aprendemos aqui para o nosso dia a dia, e esperamos a continuidade deste projeto para que todos estejamos preparados para estas situações adversas. A Secretaria de Educação e o Corpo de Bombeiros estão de parabéns por esta iniciativa”, relatou a professora da Escola Municipal de Educação Infantil Serra Encantada, Juliana Caberlon.
Utilizando um boneco de treinamento, os professores aprenderam noções de como lidar com situações de desmaio, engasgo, crises convulsivas, parada cardiorrespiratória e manobras de ressuscitação cardiopulmonar.
“Criamos diversas situações de emergência, para que estes colaboradores estejam aptos a prestar o primeiro atendimento até a equipe de emergência chegar ao local”, relatou o soldado Adriano Ferreira da Rosa, instrutor de Atendimento Pré Hospitalar.
O treinamento teve duração de quatro horas, e além de abordar os assuntos referentes ao atendimento pré-hospitalar, os funcionários também foram instruídos a respeito de situações de combate a incêndio com uso de extintores. Após o treinamento, os participantes e os bombeiros fizeram uma corrida leve até a frente da Secretaria da Educação, onde foram recebidos pela titular da pasta, Gilça Silva.
Segundo o 1º Tenente e Comandante do QTBM, Márcio Baigorra, a iniciativa é de suma importância, aproximando os professores dos órgãos públicos e criando vínculos para que este conhecimento seja difundido. “O professor deve ter o apoio destes órgãos públicos, como o Corpo de Bombeiros. No nosso caso, pudemos passar instruções e auxiliar os professores em como tratar alunos que porventura venham a sofrer algum acidente”, comentou.
A vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mosés Bezzi, Joice Denise Holdorf, relatou que diariamente estão em contato com muitos alunos e que a oportunidade do treinamento mostrou como podem agir em alguns casos.
Fotos: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado