21ª Feira do Livro de Gramado
Cerca de 11 mil livros foram vendidos
Entre os dias 9 e 18 de junho, a 21ª Feira do Livro de Gramado reuniu turistas, estudantes e comunidade em uma ampla programação cultural. Cerca de 75 mil pessoas, incluindo seis mil estudantes, puderam assistir diversas manifestações artísticas, participar de oficinas e adquirir livros nos 16 estandes de livreiros. “A 21ª Feira do Livro foi além das expectativas em termos de público, vendas e organização. Os próprios livreiros ficaram felizes com as vendas, que em apenas dois dias superaram as da última edição. Foram vendidos mais de 11 mil livros”, avalia o Secretário da Cultura, Allan John Lino.
Allan também salienta que a edição foi estruturada e pedagógica, buscando valorizar ao máximo os artistas locais e trazendo na programação a presença de diversos escritores, como Luiz Antônio de Assis Brasil e Tabajara Ruas, patrono da edição. “Aproveito para agradecer aos empresários que apoiaram a 21ª Feira do Livro e à nossa maior patrocinadora, a Caixa Econômica Federal, por incentivarem a cultura local”, acrescenta.
A Secretaria de Cultura planeja, para a próxima edição, uma Feira do Livroitinerante, que leve a programação aos bairros da cidade.
Grande movimentação nos últimos dias de feira
Na tarde da sexta-feira (16), o espetáculo Marylin Canta e Encanta, da Cia Goliardos, fascinou o público. O musical “Tango Latino América”, de Roger Coicev – Clave Real, finalizou a programação do dia.
No sábado (17), ocorreu a apresentação do Duo de Viola e Acordeon, com Valdir Verona e Rafael De Boni, no Palco Cultural. Também o escritor Luiz Antônio de Assis Brasil esteve na sala de oficinas, à tarde, em uma palestra e sessão de autógrafos.
No último dia de programação (domingo, 18), o público prestigiou, entre outros, o show de patinação artística da Spin – Academia de Patinação de Gramado, acrobacias aéreas em lira e tecido da Fantastic Circo e a apresentação de dança gaúcha da invernada adulta do CTG Querência de Canela, que encerrou o evento.
Uma novidade da Feira em 2017 foi a participação do Centro Cultural SESI, por meio de um trailer equipado com computadores para atividades interativas e contação de histórias, que ficou estacionado na Rua Pedro Benetti, próximo da Igreja Matriz de Gramado.
A 21ª Feira do Livro teve patrocínio da Caixa Econômica Federal, apoio SESC Gramado, FIERGS SESI Gramado, Ambarina, Rasen, GramBier, Luhaz, Hotel e Pousada Sossego do Major, Villa Sérgio Bertti, Zago Consultoria Ambiental, Matería Capitão Rodrigo, Orbis Clube Gramado, Projeto Leitura nas Escolas, Projeto Aluno Nota Dez, Mini Mundo, Abrasel Hortênsias, Chocolates Lugano, Bazar e Papelaria Arco-Íris, Restaurante Kilo & Kilo, Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, Secretaria de Obras e Serviços, Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo, Secretaria do Meio Ambiente e GramadoTur.
Fonte e fotos: Martina Belotto e Lilian Casagrande/Prefeitura de Gramado