O Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, e o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Fábio Branco, destacaram a postura de Gramado no fomento ao desenvolvimento rural e de negócios. Os secretários estaduais e o Prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) participaram nesta quarta-feira (5) da entrega de prêmios da 6ª Feira da Floresta, voltada à produção florestal e cadeias produtivas, e que segue até esta quinta (6), no ExpoGramado.
Em conversa com Fedoca e representantes da Emater, Minetto elogiou a parceria entre prefeitura de Gramado e Emater, que vai ampliar a aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. Recentemente, a prefeitura divulgou mudanças na forma de aquisição do alimento, que deve beneficiar os agricultores. “Ações como esta fomentam a economia dos produtores e são extremamente importantes, especialmente em tempos de crise”, disse o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural. Já o secretário Fábio Branco lembrou da prospecção de negócios. “Gramado é referência em turismo em todo o Brasil, e quando são criadas oportunidades de negócios sobre temas pontuais, como este, diversos setores saem ganhando”, destacou.
Em seu pronunciamento, Fedoca lembrou que 86% da economia do município é baseada no turismo. “O turismo predatório tem destruído a cidade, por isso temos orgulho em sediar um evento de tamanha qualidade”, salientou o prefeito. Os secretários Alexandre Meneguzzo (Agricultura), João Teixeira (Saúde) e o presidente da GramadoTur, Edson Néspolo, estavam presentes.
Durante a passagem pela feira, Fedoca visitou também, ao lado do secretariado e do presidente da GramadoTur, a Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires. O diretor executivo do instituto, Pedro Schwengber, ensinou o prefeito a fazer o mate de “11 segundos”, o que lhe garantiu o certificado de especialista de chimarrão. Fedoca vislumbrou parcerias e citou o projeto de implantação de “cabine chimarródromos” em Gramado, que prevê a oferta de água quente e erva-mate, e que foi elogiado no Ministério do Turismo, em Brasília.
Fonte: Assessoria de Imprensa- Prefeitura de Gramado