Nesta quinta-feira (26), fiéis enfrentaram o frio da manhã para decorar o calçadão da Igreja São Pedro, em Gramado, com os Tapetes coloridos, feitos para comemorar o feriado de Corpus Christi.
“O tapete é uma tradição muito antiga aqui no Brasil e em muitos lugares, isso é bem grandioso e extenso, nosso desejo e resgatar a tradição em Gramado”, afirmou o padre Selestino Fritzen.
Esse é o 26º ano que os Tapete de Corpus Christi são feito na Igreja São Pedro. São mais de trinta pessoas trabalhando na confecção de 23 motivos religioso, ao todo foram 13 metros de Tapetes, para decorar tudo isto foram utilizadas mais de 32 sacos de serragem.
“Esse trabalho começa três dias antes, quando se vai em busca da serragem, depois é necessário tingir, realizar reuniões com os grupos para dividir as tarefas, o que cada precisa fazer, para chegar aqui durante a noite e finalizaram hoje de manhã”, ressalta Polaina Ghesla, foram mais de duas horas e meia para a realização do trabalho, que ficou pronto em torno das 10h da manhã, meia hora antes da celebração da primeira missa do dia. A segunda missa, acontecerá às 19h, desta quinta-feira, logo após acontece a procissão.
Os tapetes serão desmanchados amanhã, dia (27), na primeira hora da manhã, momento em que a prefeitura retira as serragens e descarta. Já o material que sobrou, após a confecção, será doado para a instituição Vale a Pena Viver, para ser usado como base no chão, para aplacar o frio dos animais.
Fotos: Alex Siqueira/Gramado Enfoco