Segundo melhor destino turístico do Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, Gramado tem motivos para comemorar. As baixas temperaturas e o clima que lembra as famosas cidades europeias têm levado milhares de pessoas para a serra gaúcha, impulsionando a economia local, dependente em 80% do turismo. Somente em junho, foram criadas 132 novas vagas de trabalho, segundo dados do Ministério do Trabalho.
O secretário de Turismo de Gramado, José Carlos Ramos de Almeida, destaca que a temporada de inverno vem sendo espetacular para o turismo da cidade desde o fim da greve dos caminhoneiros, que na época representou uma queda de 30% em visitação. Segundo Almeida, desde o início de junho, Gramado se mantém com excelente ocupação graças ao frio, à estrutura hoteleira, gastronômica e comercial, além do incremento nas opções de lazer para o turista. Não por acaso, o Turismo de Gramado conta com agenda de divulgação institucional como destino turístico. Recentemente, participou de feiras e wokshops em Salvador, Recife e Fortaleza e, nos próximos dias, marca presença em Bauru, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.
O secretário prefere não falar em números e ressalta que a atual administração está preocupada com os problemas de mobilidade urbana. Ele antecipa que, no dia 8 de agosto, será realizada uma reunião para apresentar à população a Agenda Estratégica e o Plano de Mobilidade Urbana, elaborados pelo arquiteto e urbanista argentino Rubén Pesci, projetando os próximos 30 anos em Gramado. Vale lembrar que Pesci foi destaque no recente “Fórum Gramado de Estudos Turísticos” realizado em abril, no qual apresentou uma visão crítica sobre o contexto urbano em prol de uma cidade harmônica e atrativa para cidadãos e visitantes.
Para o Sindicato da Hotelaria, Bares, Restaurantes e Similares da Região das Hortênsias – SindTur, o movimento na região é considerado excelente com média de ocupação média de 90%. Segundo o vice-presidente da entidade, Mauro Salles, havia receio por causa do atual momento do País mas, apesar da crise econômica, a movimentação consolidou o período de inverno na Região das Hortênsias. Segundo ele, a expectativa também é otimista para agosto devido ao incremento que o Festival de Cinema de Gramado tradicionalmente promove.
O Hotel Serra Azul, um dos mais tradicionais da cidade, deve fechar julho com uma ocupação de 85%, contra 80% de 2017, informa o diretor Eduardo Perine. “Foi o melhor mês de julho dos últimos anos”, resume o diretor do Serra Azul. Para ele, o ano vem surpreendendo positivamente, com destaque para o mês de junho. “Este ano o frio começou mais cedo e muitos turistas preferiram visitar Gramado em junho para aproveitar tarifas mais baratas”, afirma Eduardo Perine.
Cláudio Souza, diretor da Vento Sul Turismo, diz que o número de turistas em Gramado neste mês é levemente inferior a julho de 2017, mas ressalta uma diferença: o tíquete médio é maior em 2018. No ano, porém, o incremento no número de turistas transportados desde o aeroporto Salgado Filho é 12% superior a igual período do ano passado.
De acordo com o diretor executivo do Parque Snowland, Paulo Mentone, tudo indica que este será um dos melhores invernos dos últimos anos. Em junho, o único parque de neve do Brasil recebeu 4% mais público que no mesmo período do ano passado. Mentone destaca que o ineditismo do empreendimento e a curiosidade em ver neve de verdade é o que mais atrai os turistas ao local. “As pessoas querem sentir a magia, brincar na linda Montanha de Neve, patinar no gelo, tomar um chocolate quente, criar lembranças que levarão para a vida inteira”.
Outro fator que tem levado visitantes ao Parque é o clima chuvoso deste inverno. “Por ser indoor, se torna uma excelente alternativa para quem quer curtir o que Gramado tem de melhor”, afirma o executivo. Julho ainda não terminou, mas Mentone antecipa que a expectativa é que seja fantástico. “Até o momento, já tivemos uma circulação 30% maior de visitantes do que em julho de 2017. Até o fechamento do mês, com certeza, o resultado será excepcional”.