O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) é uma modalidade de acolhimento que visa oferecer proteção integral às crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem por medida de proteção. Em Gramado, o programa foi lançado pela Secretaria da Cidadania e Assistência Social em abril de 2023 e em junho do mesmo ano iniciaram-se as capacitações com o primeiro grupo de famílias cadastradas para participar do serviço. Em setembro, o segundo grupo de famílias começou a capacitação. Como resultado, cinco crianças foram acolhidas, seguindo o critério de maior tempo de acolhimento no Abrigo Municipal.
Nas capacitações, que foram ministradas pela equipe técnica do SFA, Conselho Tutelar, agentes jurídicos e outros profissionais, as famílias aprofundaram temas como o papel dos envolvidos no Serviço Família Acolhedora, as fases da infância e adolescência, responsabilidades jurídicas e convivência diária. Desde setembro, as famílias também participam de um grupo mensal para troca de experiências relacionadas ao acolhimento. Quatro novas famílias estão interessadas no serviço e devem iniciar as capacitações neste mês.
A assistente social Ana Cláudia Piazza e a psicóloga Camila Webster avaliam que neste primeiro ano o acolhimento familiar conseguiu cumprir seu papel de oferecer cuidados individualizados, rotina mais estável, autônoma e segura e relações afetivas mais sólidas aos acolhidos. “Percebemos uma melhora no desempenho escolar, maior facilidade de socialização, aumento da autoestima, sentimento de segurança afetiva e pertencimento”, contam.
O secretário da Cidadania e Assistência Social, Ilton Gomes, também afirma que os resultados são positivos. “Essa iniciativa contou com total apoio da Administração Municipal e foi colocada em prática por meio de diversos profissionais muito capacitados. Com certeza, estamos conseguindo mudar a realidade de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados e que têm neste serviço uma nova alternativa”, afirma.
A equipe do SFA segue à disposição da comunidade gramadense para explicar melhor o funcionamento do serviço, destacando que a participação da sociedade é fundamental. Para mais informações, basta entrar em contato no WhatsApp (54) 99979-3845 ou visitar a sede dos Serviços de Alta Complexidade da Assistência Social, na Rua Augusto Bordin, 296 Bairro Floresta, andar térreo.