SAÚDE COMBATE DISCRIMINAÇÃO E FAZ EVENTO DE PREVENÇÃO CONTRA O HIV

Geral Radar SAÚDE Sem categoria

A primeira ação foi sábado(1),  na UBS Jardim.

Nesta segunda-feira(3), na parte da manhã a equipe da Vigilância Sanitária atuou na Rua Cobera, em sua segunda edição em Gramado, o “Dezembro Vermelho” é um evento coordenado pela Vigilância Sanitária da Secretária da Saúde e trabalha a prevenção à infecção por HIV e o combate à discriminação.

A novidade, neste ano, é a abertura do Ambulatório de Saúde Sexual (ASS), espaço que funcionará, a partir do dia 10 de dezembro, das 17h às 19h30, no Centro Municipal de Saúde (Rua Ernesto Volk, 300), sem agendamento prévio, com isso, toda pessoa que tiver alguma dúvida sobre sua saúde sexual, poderá buscar informações no local.

HISTÓRICO

Instituída pela Lei Federal 13.504, a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis tem como meta a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids.

As principais atividades, realizadas no mês de dezembro, geralmente mostram iluminação de prédios públicos com luzes na cor vermelha, veiculação de campanhas de mídia, palestras, atividades educativas e promoção de eventos.

DEZEMBRO VERMELHO

Dia 1º, na UBS Jardim, realização de testes rápidos e outros exames, das 8h às 17h;

Dia 3, stand na Rua Coberta, em parceria com a Prime Vocacion;

Dia 10, abertura do ASS;

Entre os dias 10 e 14, ação em uma empresa de Gramado, ofertando o teste para cerca de 180 funcionários;

Durante todo mês de dezembro ainda serão feitas salas de espera (informação para as pessoas que aguardam atendimento) e ações educativas nas UBS e ESF do Município;

Público-alvo: acima de 12 anos de idade.

Fonte: Roque Tomazeli/ Comunicação Prefeitura de Gramado

Fotos: Carlos Borges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *