Origem do Halloween
Segundo a docente dos cursos de Inglês do Senac São Borja, Rafaela Marques Ceron, o Halloween tem origem no festival celta Samhain, que celebrava o final da colheita. “As pessoas acreditavam que os espíritos dos mortos retornavam à Terra nesse dia. Por isso, além de fogueiras, a comemoração contava com máscaras e fantasias como disfarce para espantar os espíritos”, explica.
Halloween no Brasil
O Halloween se popularizou no Brasil a partir dos anos 90, com a influência de filmes e séries. “Embora ainda não se tenha a cultura de pedir doces em casas, como em países da Europa ou da América do Norte, no Brasil a celebração é feita nas escolas com várias atividades”, destaca.
Importância do Halloween para o aprendizado de inglês
Para a docente, a importância de trazer a data para o Brasil é a troca cultural que acontece por meio das histórias sobre a celebração, mitos e superstições. “Além disso, é um momento de promoção da criatividade e socialização entre os alunos. É possível realizar diferentes atividades com o tema Halloween. Podemos trabalhar toda a história, cultura, filmes, séries e até músicas”, ressalta.
De acordo com Ceron, aprender um idioma vai muito além de apenas se comunicar em outra língua. “O aprendizado lúdico e a imersão na cultura proporcionam que o aluno se desenvolva no curso para além das habilidades de comunicação. Ele se torna um cidadão do mundo”, analisa.