A abertura oficial do 46º Festival de Cinema de Gramado ocorre somente na sexta-feira (17), mas, na noite anterior, o Palácio dos Festivais abre suas portas para a já tradicional avant-première do evento, quando o público pode conferir a produção dos jovens cineastas gramadenses. São obras produzidas dentro do escopo do Programa Municipal Escola de Cinema, o Educavideo, que em 2018 acolhe 75 alunos de colégios públicos de Gramado, oferecendo capacitação em técnica audiovisual.
Neste ano, a mostra Educavideo, que tem entrada franca, inclui seis produções: cinco curtas e um documentário em média-metragem que resgata a memória dos 20 anos da Corrida pela Vida em Gramado. “Esta produção será um divisor de águas, pois foi a primeira obra realizada através da Produtora Experimental do projeto, que conta com os equipamentos do Núcleo de Produção Digital (NPD), entregues no ano passado pelo Ministério da Cultura”, celebra a secretária de Educação de Gramado, Gilça dos Santos Silva.
A evolução da tecnologia disponível na iniciativa e o aprimoramento técnico dos alunos chamam atenção nas obras que serão apresentadas. A primeira evidência é justamente o documentário “Corrida pela vida: uma jornada de gratidão”, que reuniu em si dois desafios aos alunos: o formato mais longo (são 30 minutos de filme) e o gênero documental, que exige aptidões diferentes das necessárias para a ficção, a que estavam mais habituados. “O trabalho ficou muito bom, tem entrevistas variadas, e os alunos acompanharam o evento em Gramado e também em Porto Alegre”, elogia a professora do Educavídeo Amanda Menger.
Mesmo entre os curta-metragens, é possível notar a evolução da qualidade do programa e da capacitação dos alunos, avalia Amanda. “As temáticas escolhidas são muito diversificadas, o que mostra que eles estão ampliando a capacidade criativa”, sugere a docente. A safra de 2018 oferece comédias, dramas românticos, suspenses, e até um filme non-sense. O tratamento das narrativas também se complexificou, revela Amanda. Há camadas de significados que vão se revelando aos poucos e abordam questões importantes na contemporaneidade como o bulling ou os relacionamentos abusivos.
Além da noite de estreia das produções, no Palácio dos Fetsivais, os filmes do Educavídeo farão parte da mostra Cinema nos Bairros, que percorre localidades afastadas do centro de Gramado com programação de cinema ao longo dos dias do festival. As produções também estão disponíveis no canal do YouTube do programa.