A estrutura é construída especialmente para um dos eventos que mais envolve a comunidade, descendentes de nossos colonizadores alemães, portugueses e italianos mostram aos gramadenses e visitantes o sabor único e delicioso de suas culinárias tradicionais e produtos típicos, além de muita alegria e diversão das apresentações culturais. A festa mantém a identidade do agricultor, preserva os usos e costumes herdados e estabelece a integração entre o homem do campo e o turista.
Festa da Colônia de Gramado 2019, mais um ano comemorando osucesso de um dos mais tradicionais eventos de Gramado que acontece entre 01 a 19 de maio.
Sobre a Festa
A Festa da Colônia surgiu para relembrar o primeiro evento comunitário da cidade de Gramado, a Festa das Hortênsias, realizada em 1958. Seguindo os mesmos princípios, a festa é a oportunidade anual de dar destaque aos colonos e seus produtos da agroindústria e artesanais, em um dos destinos de viagem mais procurados do Brasil. Um destaque à parte também ao trio soberano da Festa da Colônia, a rainha Aline Rodrigues Wiltgen, e as princesas Giovana Evelin Marcon e Mariana Caroline Marcon, que trazem simpatia e beleza para o evento. Confira algumas atividades que acontecem no evento.
Culto Ecumênico
Para celebrar também a fé, o Culto Ecumênico da Festa da Colônia reúne pastores e padres para falar de religião mesmo com as diferenças culturais dos italianos, alemães e portugueses.
Atrações Culturais
Uma programação variada, são oferecidas apresentações de Bandas tradicionais, grupos de dança típicas e de corais durante todos os dias de evento, para destacar ainda mais as origens da cidade.
Museu Italiano e Memorial Português
Esses espaços são montados visando mostrar ao turista a preservação da memória de cada etnia refletida nos objetos antigos, nas vestes, nos aparelhos e nos escritos e manuscritos deixados pelos antepassados. Com uma programação recheada de atividades diárias, a Festa da Colônia acontece durante dezoito dias e busca alcançar cerca de 300 mil pessoas.
Escola Rural
Como forma de trazer mais informação sobre o histórico da Festa da Colônia, a Escola Rural apresenta espaços e curiosidades sobre a colonização dos povos alemães, açorianos e italianos que fixaram residência em Gramado e oficinas para as crianças terem contato com a cultura de época (cozinha e brinquedos).
Festa dos Espantalhos
Com muita criatividade, empresas do município adquirem espantalhos, os quais são decorados e ficam expostos na Avenida Borges de Medeiros durante todo o período do evento. A Festa dos Espantalhos é atração que une dança, música e muita alegria em plena avenida principal da cidade, além de expor a marca da empresa que o adquiriu e decorou. Neste ano, os colonos também foram convidados para a criação do Espantalho Rural, apresentando a decoração também nas área rural da cidade.
Jogos Rurais
Durante os 18 dias de evento acontecem os Jogos Rurais, em uma estrutura montada junto ao Complexo da Festa da Colônia. São oferecidos os jogos de bocha, 66, canastra e 3 setes.
Desfile de Carretas
Durante dois finais de semana 28 de abril e 5 de maio, o centro da cidade recebe o desfile de Carretas, onde carretas enfeitadas desfilam pela Avenida Borges de Medeiros, com a finalidade de mostrar não só a produção principal de cada colônia, mas fundamentalmente mostrar as famílias de agricultores que contribuem para o sucesso do evento.
“Unindo Origens, celebrando tardições”