O Canal Brasil estará presente durante o Festival de Gramado pelo 24º ano consecutivo. A parceria começou antes mesmo do lançamento oficial do canal, que entrou no ar em setembro de 1998. Em agosto daquele ano, na 26ª edição da mostra, foi criado o Prêmio Aquisição Canal Brasil, que selecionou e premiou os cinco melhores curtas-metragens exibidos no festival.
Prêmio embrionário do Canal Brasil e contemplado pela primeira vez em Gramado, a emissora ofertará a premiação, que tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas, novamente durante o 50º Festival de Gramado.
“Essa parceria tão longeva entre o Canal Brasil e o Festival de Cinema de Gramado é motivo de orgulho para nós que temos nossas trajetórias misturadas desde o princípio do canal. Começamos essa história com o Prêmio Canal Brasil de Curtas, depois com a cobertura jornalística e transmissão ao vivo das cerimônias de encerramento e, nos dois últimos anos, esses laços se estreitaram ainda mais quando unimos forças para o Festival continuar vivo apesar da pandemia”, afirma André Saddy, Diretor do Canal Brasil.
Um júri convidado pelo Canal Brasil composto por jornalistas especializados em cinema escolherá o melhor curta em competição, que receberá o troféu Canal Brasil, um prêmio no valor de R$ 15 mil e será exibido na programação do canal.
Foto capa/ Reprodução site: Pauta Assessoria .