O sonho de cursar uma universidade gratuita virou realidade para os 50 alunos de Letras/Português e os 50 de Sociologia do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Gramado. No último sábado (21), os estudantes realizaram suas matrículas com a presença da equipe da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que ministrará os cursos.
Orgulhosa, a gramadense Lisiane Arend, 40 anos, exibia o comprovante de inscrição que mostrava o seu ingresso no curso de Letras/Português. Funcionária pública da Prefeitura há oito anos no cargo de serviços gerais, Lisiane chegou a iniciar uma faculdade, mas não deu continuidade aos estudos. Com a UAB, ela viu a oportunidade de realizar um sonho e uma mudança de vida. “Quero depois prestar concurso público para dar aula. Meu pai era moveleiro e minha mãe dona de casa. Sempre incentivaram a mim e a meus irmãos para que continuássemos os estudos”, disse.
Como Lisiane, o soldado da Brigada Militar de Gramado, Mauro André Machado de Oliveira, 45, chegou a iniciar duas faculdades antes de ingressar no curso de Sociologia da UFSM pelo polo da UAB. “Vários fatores acabaram por contribuir para que eu não conseguisse dar continuidade a estas graduações, como família, mudança de cidade, condições financeiras. Os cursos da UAB chamaram a atenção porque são gratuitos, de instituições renomadas e à distância”, resume Mauro André.
Polo da UAB em Gramado – Captado pelo prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) e mantido pela administração municipal, em apenas dois meses de implantação, o polo da UAB/Gramado tem confirmado quatro cursos de graduação, um curso de especialização e um curso de aperfeiçoamento em andamento, e uma série de oficinas e palestras voltadas à comunidade. Além das graduações em Sociologia (Licenciatura) e Letras/Português (Licenciatura) pela UFSM, estão confirmados a graduaçãoem Sistemas para Internet, uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio-Grandense (IFSul), de Pelotas, e o Bacharelado em Desenvolvimento Rural (Plageder), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As inscrições para o Plageder estão previstas para ocorrerem ainda este ano e o início das aulas, em 2018.