Durante viagem a Brasília realizada na semana passada, o prefeito Fedoca confirmou a vinda de mais um curso para o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Gramado. Em 2018, está confirmada a oferta da graduação em Sistemas para Internet, uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio-Grandense (IFSul), de Pelotas.
O assunto foi tratado na última quarta-feira (27), em reunião com o diretor de ensino a distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Carlos Lenuzza.
“Pensar o futuro de Gramado é capacitar nossa comunidade, promover oportunidades para todos. Esse é o objetivo do nosso polo da UAB e de deus cursos de graduação e pós-graduação gratuitos”, afirma o Prefeito. Ainda em 2017, iniciarão as turmas de graduação em Letras/Português e Sociologia (pela UFSM) e atualmente ocorre o Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola(pela UFRGS). O polo conta com inscrições abertas para pós-graduação em Ensino de Matemática no Ensino Médio (UFSM).
Ainda em Brasília, Fedoca também esteve no Ministério da Cultura (MinC) para discutir a Lei Ruanet para os eventos de Gramado. Acompanhado do presidente da GramadoTur, Edson Néspolo, do secretário da Cultura, Allan John Lino, e do secretário adjunto de Governança, Anderson Boeira, o prefeito protocolou projetos de interesse para o município e reuniu-se com representantes da Secretaria de Incentivo à Cultura.
A comitiva também esteve nos Ministérios da Educação, Saúde e Turismo, reunindo-se com parlamentares sobre assunto.
Na noite de quarta-feira,em Brasília, Fedoca e Néspolo participaram da cerimônia da entrega do 27º Prêmio UPIS de Turismo, da UPIS Faculdades Integradas, na categoria Melhor Festival Gastronômicopara a Festa da Colônia.
No retorno, onde fizeram uma conexão, o Presidente Néspolo permaneceu até a noite com o objetivo de angariar maior patrocíno para o Natal Luz. Portanto, o envolvimento do Prefeito, Secretários e do Presidente da Gramadotur era rigorosamente necessário.
Fonte: Assessoria de Imprensa- Prefeitura de Gramado