Os principais pontos que devem ser introduzidos no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) de Gramado estão sendo discutidos, durante reuniões realizadas nos dias 19 e 20, com a presença de representantes do Executivo, profissionais liberais e membros da CEPA (Consultora de Estudios y Proyectos del Ambiente), no Sindtur/Serra Gaúcha.
O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) compareceu à abertura do evento e ressaltou que o debate é muito importante para o desenvolvimento da cidade.
“Este é um momento decisivo onde a participação de todos os presentes é fundamental. Desejo que tudo que seja abordado aqui traga excelentes frutos para Gramado”, disse.
Para a secretária de Planejamento, Urbanismo. Publicidade e Defesa Civil, Carmem Piazzi, a revisão compreenderá todos os dispositivos do Plano Diretor, desatualizados em relação a outras legislações e contrários as diretrizes urbanísticas da cidade.
“Esta ação é a primeira de muitas que serão feitas. Trata-se da modificação do nosso Plano Diretor com ênfase na nossa paisagem, no que Gramado estava perdendo, que é a valorização dos seus recursos naturais. Tudo vai ser moldado conforme as necessidades da cidade”, explicou.
Ela também destacou que a população terá um papel fundamental nas decisões.
“Depois que os estudos estiverem avançados, faremos audiências públicas para levar para a população. Nada vai ser surpresa, os moradores poderão acompanhar e opinar sobre as mudanças”, afirmou.
Na opinião do presidente do Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (C-PDDI), José Carlos Silveira, as discussões sobre as alterações do Plano Diretor são fundamentais.
“Este é um momento importantíssimo, porque Gramado cresceu demais, e faltava para nós, uma visão mais ampla e mais profunda que esta equipe veio trazer. Essa conjunção de interesses e de esforços para que nós tenhamos uma cidade melhor, no momento em que o morador da cidade precisa de um carinho especial, é fundamental”, completou.
Um dos aspectos da revisão do PDDI está relacionada à Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável (programa de ação no tempo para os próximos 20 anos) e Plano de Mobilidade Urbana (trânsito de veículos, reestruturação viária, transporte público e ciclofaixas, por exemplo).
COMISSÃO
A comissão de representantes do Município e profissionais liberais designada pelo prefeito Fedoca Bertolucci tem atribuições de desenvolver estudos técnicos que compõem a Agenda Estratégica, Plano de Mobilidade Urbana e Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado.
Prefeitura: secretária de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil, Carmem Piazzi, secretária adjunta de Planejamento e Urbanismo, arquiteta Adriane Casagrande e secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo.
Profissionais liberais: arquiteto Jeferson Zatti, engenheiro José Carlos Silveira, engenheiro Victor Ferrari, engenheiro Ricardo Peccin e arquiteto Derson Casagrande.
Em etapa posterior, as propostas de alteração do PDDI serão submetidas ao Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (C–PDDI) e audiências públicas.
CONSELHO CONSULTIVO DA AGENDA ESTRATÉGICA E PLANO DE MOBILIDADE
Secretaria de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil;
Secretaria Trânsito e Mobilidade Urbana;
Secretaria do Meio Ambiente;
Secretaria de Governança e Desenvolvimento Integrado;
Secretaria de Turismo;
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico;
Secretaria da Cidadania e Assistência Social;
Associação Gramadense dos Arquitetos, Construtores, Engenheiros e Incorporadores Imobiliários;
Convention & Visitors Bureau, Gramado, Canela e Região das Hortênsias;
Movimento Comunitário de Combate à Violência;
Sindicato das Indústrias do Mobiliário da Região das Hortênsias;
Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias;
Sindicato dos Lojistas da Região das Hortênsias;
Visão – Agência de Desenvolvimento;
Conselho de Desenvolvimento Rural;
Conselho Municipal de Transportes e Trânsito;
Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente;
Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado.
Fonte: Bruna Campos e Roque Tomazeli
Fotos: Carlos Borges