A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) agendou para o dia 13 de novembro, às 17h30, no auditório da Prefeitura, uma consulta pública a fim de discutir propostas relacionadas à criação do Parque Natural Municipal dos Pinheiros.
A consulta da SMMA é uma exigência prevista em lei e, no ato, além da proposta de criação do parque, será apresentado um estudo técnico preliminar de avaliação da área de terras da futura unidade de conservação. Na opinião da secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, Gramado está na rota do desenvolvimento sustentável.
– A criação do Parque Natural dos Pinheiros garante a conservação dos seus ecossistemas e a beleza cênica do local – diz.
PARQUE DOS PINHEIROS
O Parque dos Pinheiros foi aberto experimentalmente no dia 28 de fevereiro de 2019. Para garantir a preservação das estruturas construídas no local, a cobertura vegetal em seus 133 hectares e a segurança do público, o parque funciona em dias previamente marcados. O acesso ao local é gratuito (para pessoas e automóveis) e possibilita caminhadas, chimarrão e piquenique nas áreas de livre circulação – mas é proibido acender fogo para churrasco e outros fins.
COMO PARTICIPAR
Presencialmente: a consulta pública é aberta a todos os interessados, no auditório da Prefeitura (Avenida das Hortênsias, 2029, Centro), dia 13 de novembro, às 17h30.
Sugestões, dúvidas, críticas e contribuições: e-mail meioambiente@gramado.rs.gov.br (até 28 de novembro de 2019) mediante preenchimento de formulário específico, disponível na SMMA e no site da Prefeitura, na aba da SMMA, e fone 54 3286 0262.
Texto: Roque Tomazeli