Nestes 4 anos que estou na Serra Gaúcha, muitas vezes já escrevi sobre esta cidade linda, cheia de um povo maravilhoso, que constrói dia-após- dia sua história. Sempre com um sorriso no rosto e a esperança no olhar e todos dizem que trocar de lideranças, requer cuidado e principalmente confiança, assim tem sido desde que o povo elegeu o novo governante de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, o Fedoca, como todos o conhecem.
Nas ruas muitas perguntas sobre os novos secretários, de quem seria esta ou aquela secretaria, e hoje 15 de dezembro, durante coletiva que reuniu a imprensa no Hotel Serra Azul, novos nomes, novas ideias e um grande momento para a comunidade gramadense, foi anunciado pelo prefeito eleito, “Nós estamos preparados para governar Gramado, os critérios utilizados para os convites (não vou chamar escolha né), para os convites, aos secretários são basicamente três, lealdade, ética e competência, sem os quais não se poderia compor o serviço público, evidentemente que para ser servidor público é necessário que haja espírito público, o político que não tiver espírito público não saberá representar a sua cidade, os seus eleitores, a sua população o seu bairro a sua associação a sua sociedade enfim, e nesse critério, nós, depois de muitas reuniões, junto com Evandro e com os partidos, nós estamos anunciando os secretários, o que será feito por ordem alfabética.” Fedoca, após informar seu secretariado, ressaltou que a equipe se reuniria, logo após, para traçar metas e programar os passos para dar um bom encaminhamento para a nova administração a partir de janeiro 2017.
Sobre a Secretaria de Turismo, que não teve nenhum nome indicado, por parte do perfeito e do vice, tendo em vista que ela compõe, com a GramadoTur, um seguimento muito importante da comunidade a extensa maioria da economia de gramado, gira em torno do turismo, nos estamos compatibilizando nomes e estudando essas proposta que querem implementar e oportunamente será indicado o secretário ou a secretária do turismo. Assim como oportunamente será indicado a pessoa da preferência do executivo na GramadoTur, que será submetida evidentemente, a competência para indicar é do conselho da GramadoTur, mas o município humildemente vai apresentar sua sugestão.
Sobre as indicações dos nomes, o prefeito disse ter sido tudo uma questão de consenso, sempre com a participação do vice- prefeito, e dos partidos coligados.
Sobre a qualificação de cada secretário o prefeito afirmou serem todos muito qualificados, cada um em especial, com suas capacidades pessoais e que todos indicados, passaram pelos crivos dos seguimentos para o qual foi indicado.
Ressaltou que todos são protagonistas até que o interesse público seja atingido e quando o interesse público prevalece, inclusive o prefeito, é preciso recuar, porque algo mais alto se levanta, que é o chamado interesse público. Fedoca, que tem conversado com sua equipe, ressaltou ainda que os secretários estão secretários, mas que a cadeira pertence ao povo, que não sintam-se titulares permanente, “nós somos passagem”.
Fotos: Fatima R Oliveira/GramadoEnfoco
*Fatima R Oliveira/#Canela&GramadoEnfoco