Os relógios suíços com termômetros localizados na Avenida Borges de Medeiros, em Gramado, estão passando por consertos. Ao todo, são sete relógios de alta tecnologia, apreciados pelos turistas e também pela comunidade, e que fazem parte da paisagem da cidade há anos.
Atualmente, eles estão desregulados, por isso está sendo feito o conserto de cada peça por empresa contratada via licitação, assim como a manutenção dos termômetros, da estrutura de madeira, e a troca de vidraria e tubos. O processo é longo – iniciou em maio e deve levar mais algumas semanas – já que os relógios possuem alta tecnologia, utilizando algumas peças importadas. Na última semana, os trabalhos foram reduzidos em virtude da paralisação nacional e desabastecimento de combustível.
Para contratar a empresa responsável pela manutenção dos relógios, a Secretaria de Turismo realizou uma licitação. Primeiramente, para a realização do processo licitatório, tiveram que ser identificadas as empresas que possuíam capacidade técnica para fazer o conserto. Depois, alguns técnicos fizeram a vistoria de cada relógio para identificar e orçar o conserto. Assim, foi construído um referencial técnico utilizado na licitação para que somente empresas qualificadas a realizar o trabalho pudessem participar do processo. O contrato com a empresa é de um ano.
“Os turistas adoram se posicionar em frente aos termômetros e tirar fotos para colocar nas redes sociais ou enviar para familiares e amigos. Os relógios têm presença e vão ao encontro do que Gramado representa, do frio e do inverno”, destaca o secretário interino de Turismo, Luiz Kraieski.