Hoje é dia de reconhecer o talento de Walter Carvalho! Recebera o Trofeu Eduardo Abelin.
Quando se fala em fotografia para cinema no Brasil, o primeiro nome que vem é de Walter Carvalho. Um dos diretores de fotografia mais atuantes do audiovisual brasileiro, Walter é requisitado tanto para produções cinematográficas quanto televisivas. São mais de 35 anos dedicados a fotografia cinematográfica.
Nesse período, assinou a direção de fotografia de mais de 70 produções, entre longas e curtas-metragens, minisséries, programas de TV e telefilmes.
Trabalhou com diretores como Julio Bressane, Roberto Farias, Walter Salles Jr, João Moreira Salles, Sandra Werneck, Ruy Guerra, Claudio Assis, Karim Aïnouz, Luiz Fernando Carvalho, entre outros. Walter foi o braço direito destes realizadores em todos os filmes que trabalhou. Começou com o irmão Vladimir Carvalho, remanescentes do Cinema Novo, trabalhou com nomes surgidos nos anos 80 e ganhou grande destaque a partir da Retomada.
Mesmo com 7,5 graus de miopia, ele consegue encantar o espectador com uma luz que emociona e chama a atenção. Ele não se limitou a apenas assinar a fotografia dos filmes. Walter também dirigiu seus próprios filmes como “Raul – O Início, o Fim e o Meio”, “Budapeste”, “Moacir Arte Bruta” e “MAM SOS”, além de assinar a codireção das produções “Cazuza – O Tempo Não Para” e “Janela da Alma”.