Cezar Schirmer, agora ex-prefeito de Santa Maria, na Região Central do estado, passa a assumir o lugar de Wantuir Jacini, que pediu exoneração do cargo após mais um caso de latrocínio em Porto Alegre causar revolta aos gaúchos.
O anúncio do novo secretário ocorreu em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (2), no Palácio Piratini. Na quinta-feira (1), o delegado Jorge Luiz Soares foi nomeado como secretário-adjunto.
Nesse momento grave que vive o Rio Grande e o Brasil nessa área, não há lugar para covardia e frouxidão” Cezar Schirmer
“É uma convocação, uma solicitação, e ele deverá inclusive renunciar ao mandato de prefeito para ser o secretário de Segurança do Rio Grande do Sul. Tenho consciência e conhecimento de que Schirmer enfrentou várias situações em sua vida como gestor público. Ele tem bom senso, competência e qualificação profissional”, disse Sartori ao fazer o anúncio.
Em sua primeira fala após o anúncio, o novo secretário ressaltou a amizade que tem com o governador e garantiu estar preparado para assumir a pasta. “Nesse momento grave que vive o Rio Grande e o Brasil nessa área, não há lugar para covardia e frouxidão. Vossa Excelência me convocou para servir o governo e o povo gaúcho em uma das funções de grande responsabilidade e complexidade”, disse.
Schirmer é do mesmo partido do governador José Ivo Sartori, o PMDB. Ele é advogado e professor universitário, e tem 64 anos.