NOVO MINISTRO DA JUSTIÇA É NOMEADO EM DIÁRIO OFICIAL

DESTAQUE ÚLTIMAS NOTICIAS

Foi nomeado André Luiz de Almeida Mendonça como novo Ministro da Justiça e Segurança Pública. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União na madrugada desta terça-feira (28). Com isso, André Mendonça é o substituto escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro ao cargo que era ocupado por Sergio Moro.

André Mendonça é ex-advogado-geral da União e é um dos nomes cogitados por Bolsonaro a ganhar um cargo no STF (Supremo Tribunal Federal). Em julho de 2019, o presidente definiu Mendonça como “terrivelmente evangélico”.

O Supremo terá pelo menos uma nova vaga – que deve ser preenchida por indicação presidencial – ainda neste ano. Marco Aurélio Mello, 73 anos, deve se aposentar em breve, mas corre por fora. Celso de Mello completa 75 anos no dia 1 de novembro, idade máxima para se aposentar.

Além de advogado, o novo ministro da Justiça e Segurança Pública também é pastor na Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília. Entretanto, existia uma expectativa pela nomeação de Jorge Oliveira, que já ocupa uma função importante no governo federal. Ele atuou na subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, mas foi nomeado ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República em junho de 2019.

Ele é formado em Direito e é major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal no Colégio Militar de Brasília. Além disso, também atuou como assessor parlamentar de Jair Bolsonaro e foi chefe de gabinete de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho de Jair, na Câmara dos Deputados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *