João Pedro Till, Eva Piwowarski, Marcos Santuário e Rubens Ewald Filho – Foto: Cleiton Thiele, Divulgação
Um olhar estrangeiro foi somado à seleção dos filmes que concorrerão no Festival de Cinema de Gramado. Com o falecimento do curador José Wilker, o evento, que ocorrerá entre 8 e 16 de agosto, decidiu mudar o formato de composição de sua curadoria e incluir um participante internacional.
A convidada para formar trio com Marcos Santuário e Rubens Ewald Filho foi a argentina Eva Piwowarski. Atriz, diretora e produtora, ela coordena o Programa Polos Audiovisuais da TV Digital Argentina, responsável por promover a produção televisiva federal junto ao sistema universitário. Eva também foi uma das diretoras do Programa Mercosul Audiovisual da União Europeia e a criadora da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM).
A presença de Eva vem para reforçar o perfil do Festival:
— A presença feminina de Eva amplia nosso diálogo com realizadores de outros festivais da América Latina — comenta João Pedro Till, presidente da Gramadotur, autarquia responsável pela realização do evento.
Curadores já iniciaram processo para escolher concorrentes
A GramadoTur promoveu o primeiro encontro dos curadores do Festival nos dias 12 e 13 de maio. Eva Piwowarski, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho se reuniram em Gramado para debater as diretrizes da seleção de longas deste ano e a dinâmica da nova curadoria.
Leia mais sobre o Festival na edição impressa do jornal Gramado Enfoco (clique aqui).