O Rio Grande do Sul é um grande produtor de carne vermelha e também um grande consumidor. Uma parcela expressiva da população não dispensa o tradicional churrasco de domingo e, além disso, a qualidade dos cortes produzidos no estado abrem uma gama infinita de possibilidades de preparo. Dados de 2017, apontam que os sul-rio-grandenses consomem 45 quilos por ano de carne bovina. Contudo, a carne ovina também agrada o paladar dos gaúchos, embora a carne de ovelhas, carneiros e cordeiros não ultrapasse os quinhentos gramas per capita.
Nas bancas de comida de rua do 11º Festival de Cultura de Gramado as receitas agradam todos os paladares. Nove restaurantes desenvolveram seus pratos a base de carne vermelha. O Josephina apresenta uma tortilla de vazio, merken, abacate e sour cream, já o Bistrot Pastasciutta aposta nas iscas de carnes grelhadas com cebola, pimentão, tomate e temperos chilenos, abacate e sopaipillas fritas. Para os amantes dos sanduíches, há três opções. O restaurante Nonno Mio elaborou um sanduíche de fatias de carne bovina e suína, vagem verde, tomate e pimenta verde, e o Nonno Mio Fast aposta no hambúrguer com maionese de merken e chips de tubérculos. A Cantina Pastasciutta oferece o Chacarero, que é um sanduíche de cordeiro com queijo derretido, além de alface, tomate, pimentão verde, vagem e orégano. Vale lembrar que o cordeiro é o filhote da espécie com até um ano de vida, por isso sua carne é considerada mais macia. O cordeiro também é a estrela do prato do restaurante Malbec, desta vez apresentado lasqueado e acompanhado de nhoque de batata doce e gremolata. O risoto de filé com funghi regado ao coentro é a escolha do Belle Vitrini, e as empanadas chilenas de carne ficam por conta do Filó Gourmet. A Casa de Madre harmonizou diferentes carnes no mesmo prato, que tem iscas de entrecot, frango e calabresa defumada, com batata frita crickle e cebola na manteiga.
Oficinas da Cozinha Experimental desta terça-feira
Churrasco
Ainda para os amantes do churrasco, nesta terça-feira (17), acontece a Oficina Brocker – Tudo na Brasa, com o churrasqueiro Fernando Schimanoski. Fernando, que ganhou em 2017 o título de melhor churrasqueiro amador do país no programa BBQ Brasil, promete ensinar todos os truques e técnicas para um bom assado e dicas fáceis de como dar um toque defumado à carne.
Nutrição anti-inflamatória
Quantas vezes já ouvimos a expressão ‘você é o que você come”? A nutricionista Grasiela Caliari vai ensinar receitas funcionais anti-inflamatórias. O objetivo é conhecer e extrair dos alimentos todos os benefícios para uma vida saudável e equilibrada. O humor, o sono, a disposição, a absorção de vitaminas e outros fatores que estão relacionados à qualidade de vida podem estar relacionados aos hábitos alimentares. Participe e descubra.
Sommeliers
Quem quer conhecer mais sobre azeites e sobre vinhos terá a oportunidade de participar de duas oficinas com especialistas. O sommelier de azeites João Lima, do Olivas de Gramado, vai falar sobre as características de cada tipo e ensinar como reconhecer um bom azeite. Você sabia que existem centenas de variedades de azeitonas no mundo responsáveis por dar um toque especial à cada azeite de oliva?
No vinho, este conceito é mais claro. O consumidor está familiarizado com a ideia de que existem diferentes castas de uvas e sabe que cada espécie da fruta produz um vinho diferente. Uma dessas castas é a carménère e é sobre ela que o sommelier de vinhos Cristiano Ribeiro vai falar. Participe e descubra todos os segredos.
Confira a programação para hoje e amanhã
Cozinha Experimental
16/09/2019 Segunda
09:00 – 11h00 – Oficina técnica de desinibição: Descontraindo a timidez – Hipnólogo Alessandro Müller
15:00 – 17:00 – Oficina técnica UCS – Noções de elaboração de ficha técnica para redução de custos – Profª Kátia Souza
18:00 – 19:00 – Oficina Cafezinho Literário – Chef Endrigo Sedrez
17/09/2019 Terça
13:30 – 14:30 – Oficina Brocker – Tudo no Brasa – Fernando Schimanoski
15:00 – 16:00 – Oficina Bem Estar – Receitas Funcionais anti-inflamatórias – Nutricionista Grasiela Caliari
16:30 – 17:30 – Oficina Olivas de Gramado – Degustação Sensorial do Azeite de Oliva – Sommelier João Lima
18:00 – 19:00 – Oficina Muito mais que Carmenère – Novas variedades do Chile – Sommelier Cristiano Ribeiro
Shows
16/09 – Segunda-feira
15h30/16h30 – Guilherme Lohman
16h30/17h30 – Som Mecânico
17h30/18h30 – Dj Greg
18h30/19h30 – Som Mecânico
19h30/20h30 – Gerson Muiller Pop Rock
20h30/21h30 – Carol Soul Rock
21h30/22h30 – Som Mecânico
17/09 – Terça-feira
15h30/16h30 – Two peas – in a project
16h30/17h30 – Matheus Tomazelli e Joe
17h30/18h30 – Dj Michele
18h30/19h30 – Som Mecânico
19h30/20h30 – Juliano Bolfe
20h30/21h30 – Acústico Rockfeller
21h30/22h30 – Som Mecânico
11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
De 5 a 22 de setembro em Gramado
Onde: Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti – Centro de Gramado
Horário: das 11h30 às 22h30, de domingo a quinta, e das 11h30 às 23h, sextas e sábados
Assessoria de Imprensa
Pauta – Conexão e Conteúdo
Ministério da Cidadania apresenta: 11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Oxford, Strauss, Casa Aveiro e Bier Park. Copatrocínio: Stone. Apoio especial: Gramado Parks, Docile e Sicredi. Apoio Cultural: Secretaria Municipal da Cultura. Apoio: Senac, Stemac, Lugano, Snowland, Café Três Corações, Madesa, Gol, G2, Johann, Fioreze Hoteis, Medmicro, SESC, UCS, Olivas de Gramado, RM Imperatriz, Venâncio e Mopal Inox. Agência Oficial: Brocker Turismo. Apoio institucional: INACAP (Universidad Tecnológica Chile – Instituto Profesional Centro de Formación Tecnica). Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Colaboradores: Cristais de Gramado, Hard Rock, Materia Capitão Rodrigo, Alonso, Bellio, Ubook, Sinditur e ESBRE. Correalização: Abrasel Hortênsias. Realização: Gramadotur, Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.