A presidente da APAE de Gramado, Irani Corrêa, apresentou na semana passada o projeto da nova sede da entidade ao prefeito João Alfredo Bertolucci e aos secretários Jeferson Zatti e Rosaura Heurich, do planejamento e meio ambiente, respectivamente. Irani estava acompanhada do diretor da Scalla Incorporações, Irineu Dressel. A Scalla é responsável pela construção do novo prédio, que terá aproximadamente 1000 metros de área total, e estará localizado no bairro Planalto.
No encontro com o prefeito, Irani comunicou a permuta da atual área da entidade no Centro de Gramado, por uma nova e moderna sede,que permitirá atender com maior conforto e qualidade os mais de 100 beneficiários da instituição. A presidente destacou ainda que a construção adotará sistemas e tecnologias que reduzirão o custo de operação e manutenção, como por exemplo utilização de iluminação em LED, placas de aquecimento solar para piscina, e aproveitamento de luminosidade natural. Todos os requisitos de acessibilidade também foram abrangidos pelo projeto, que privilegiou o estilo arquitetônico característico de Gramado.
O terreno para a construção da nova sede da APAE e já foi adquirido, e os fatores decisivos na sua definição foram a localização estratégica, com facilidade de acesso e o grande potencial de valorização imobiliária. O terreno possui 1.800 metros quadrados e fica na rua Piratini, entre a rua Pedro Candiago e a avenida das Hortênsias.
Além da nova sede, a Apae será dona de sete lojas térreas, com pé direito duplo, e frente para o passeio público, no empreendimento imobiliário que será construído no local da atual sede, na rua Garibaldi. Os aluguéis das lojas representarão renda importante para a manutenção das atividades da instituição, enfatiza Irani Corrêa.
O prefeito João Alfredo Bertolucci ficou entusiasmado com o novo projeto da APAE, destacando a importância da instituição, e colocando a administração municipal à disposição.