Morreu neste sábado (6), em Porto Alegre, aos 66 anos, o ator Sirmar Antunes. A informação foi confirmada pela Casa do Artista Riograndense, onde morava.
HOJE O CINEMA E A CULTURA POPULAR FICAM MAIS UMA VEZ ABALADOS
Sirmar Antunes nos deixa e desta forma certamente irá ao encontro de seu parceiro e ator Leonardo Machado, que em 2021, ainda durante a pandemia, com o Festival de Cinema em formato hibrido, foi contemplado com o Prêmio “Leonardo Machado”, apresentador oficial do Festival, que também nos deixou em28 de setembro de 2018..
Ao longo de mais de 4 décadas, Sirmar é foi presença constante no audiovisual realizado no RS, esteve em mais de 40 filmes, entre curtas e longas, numa trajetória que resume em da história de vitórias para o cinema gaúcho.
Nascido em Porto Alegre em 1955, Sirmar começou no teatro ainda adolescente. Sua primeira aparição no cinema foi, justamente, na fase final do período do cinema popular dos anos 70 capitaneado por Teixeirinha: em 1979, Sirmar faz uma pequena participação em Domingo de Gre-Nal, um dos últimos grandes sucessos de bilheteria daquela época.
Sirmar também deixaria sua marca no período de efervescência do curta-metragem dos anos 80: em O dia em que Dorival encarou a guarda (1986), é ele o militar que, após a confusão, apieda-se do detento e partilha um cigarro com ele. Esse clássico do cinema gaúcho, escolhido Melhor Curta em Gramado, completou 35 anos em 2021.
A carreira de Sirmar seguiria junto com o cinema de nosso estado, que retomou sua produção de longas-metragens no fim dos anos 90. Sirmar teve papéis de grande destaque em produções como Lua de outubro (1998), Netto perde sua alma (2001), Concerto campestre (2005), Netto e o domador de cavalos (2008) e Em teu nome (2009) – um dos filmes em que divide a cena com Leonardo Machado, que dá nome ao prêmio conferido a ele.
Sirmar Antunes deixa um legado, cuja sua história se confunde à de nosso cinema e cuja imagem está eternizada em tantas obras que marcam nossa produção.
O velório será no cemitério João XVIII, mas ainda não há confirmação de horário, pois o corpo ainda está no Instituto Médico Legal. A causa também não foi informada. Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), também lamentou a morte do ator.
Nascido em 28 de outubro de 1955, Sirmar era considerado um dos principais atores gaúchos.
Nossos sentimentos aos familiares, amigos e colegas de Sismar.
Descanse em paz.