A Câmara de Vereadores de Gramado concedeu à OAB/RS Subseção Canela Gramado, através de indicação do vereador Dr. Ubiratã, Moção de Reconhecimento, na Sessão do último dia 10 de julho. A honraria foi direcionada a entidade pela passagem dos seus 30 anos de instalação, celebrados exatamente no dia 9 de julho.
A Presidente da Subseção, Mariana Melara Reis, demonstrou imensa satisfação por estar representando a entidade e recebendo a Moção de Reconhecimento na Casa do Povo, onde, há três décadas nascia a Subseção Canela Gramado. Na época, a Câmara de Vereadores de Gramado estava instalada junto ao Cine Embaixador, atualmente Palácio dos Festivais.
“A nossa instituição tem participação direta no processo da redemocratização do nosso país e a gente já vem fazendo história desde 1843 com a criação do instituto dos advogados, que participou de forma incisiva na construção da identidade nacional e criou a OAB em 1933. Nossa história se confunde com a democracia do país e é gratificante receber esse reconhecimento dos entes federados, quanto a nossa importância no cenário nacional”, destaca Mariana.
A presidente falou sobre a atuação da OAB e sua contribuição para ver superada a crise ética que assola o país. “A OAB está comprometida com os valores do Estado Democrático de Direito. Lutamos contra o Caixa Dois, o Foro Privilegiado, as Reformas Trabalhista e Previdenciária, opinamos pelo impeachment da ex-presidente e do atual presidente do Brasil, defendemos a manutenção das zonas eleitorais. É preciso superar este momento difícil. Por isso a OAB não se abstém de cumprir com sua tarefa constitucional, que é zelar pelo correto cumprimento da Constituição”, frisou.
Mariana também fez menção especial a todos os agentes que atuaram e atuam junto à Subseção.
“Esta deferência não é minha e da minha gestão. Mas sim de todos os advogados, advogadas, estagiários e colaboradores que já passaram e que permanecem OAB. E a vocês, da Casa do Povo, mais uma vez nosso agradecimento. Gratidão é a memória do coração e é dívida que não prescreve”, finalizou.
Para o vereador Dr. Ubiratã, a Moção de Reconhecimento busca marcar a trajetória da Subseção da OAB nesses 30 anos, de forma singela, mas representativa para a Casa Legislativa. “Sabemos que a OAB se baseia em algumas regras básicas, entre elas: defender a constituição, manter a ordem jurídica do estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas, promover com exclusividade a representação, a defesa, a seleção, a disciplina dos advogados em toda a república federativa do Brasil. Por isso, saúdo e parabenizo a todos os ex-presidentes da Subseção. Sabemos da importância que a Subseção tem para os poderes constituídos em Gramado e Canela, Executivo, Legislativo e Judiciário e Ministério Público”, disse Dr. Ubiratã.