O vereador Professor Daniel (PT) apresentou Moção de Aplausos ao Corpo de Bombeiros de Gramado pela passagem dos 29 anos de instalação. A proposta foi votada e aprovada na sessão de 17 de julho, e será entregue na sessão ordinária do dia 07 de agosto, após o recesso parlamentar.
Corpo de Bombeiros de Gramado
O Corpo de Bombeiros Militar instalou-se em Gramado no dia 28 de Maio de 1988, tendo sua primeira sede nos fundos da Sociedade Gramadense na Rua Madre Verônica. Seu primeiro comandante foi o então 3° Sargento Euri Paulo Boeira. No início das atividades em Gramado a Corporação contava com poucos recursos materiais e humanos, dependendo da iniciativa privada e do poder público municipal para manter seus atendimentos à população. Com o advento da legislação estadual de prevenção a incêndios e a criação do Fundo para Reaparelhamento dos Bombeiros (Funrebom) no ano de 1997, houve a possibilidade de grandes investimentos em equipamentos especiais, viaturas modernas e qualificação técnica do profissional efetivo. O Corpo de Bombeiros mudou-se para sua nova sede situada na Avenida Borges de Medeiros no ano de 2008.
Hoje conta com dois caminhões de combate a incêndios, uma viatura de resgate e atendimento pré-hospitalar e três viaturas para atividades de prevenção. Nestes 29 anos de funcionamento em Gramado, o Corpo de bombeiros evoluiu junto com a cidade, atendendo em média 120 ocorrências por mês, especialmente do combate a incêndios, no salvamento de pessoas e animais, nas buscas de pessoas desaparecidas, nos resgates em acidentes e na remoção de fonte de perigos.
Atualmente Gramado é referência no Estado pela atuação do Corpo de bombeiros na fiscalização de prevenção aos incêndios e nas análises de projetos, pois possui um sistema ágil informatizado, possibilitando que 95% das edificações da cidade estejam regularizadas de acordo com as normas técnicas estaduais. Esta situação é garantida pela atuação eficaz dos Bombeiros atuantes em Gramado, uma vez que exercem suas atividades trabalhando tanto no atendimento de ocorrências operacionais, como também nas atividades de prevenção.