MOÇÃO DE APLAUSOS AOS BOMBEIROS

Política Radar ÚLTIMAS NOTICIAS

O vereador Professor Daniel (PT) apresentou Moção de Aplausos ao Corpo de Bombeiros de Gramado pela passagem dos 29 anos de instalação. A proposta foi votada e aprovada na sessão de 17 de julho,  e será entregue na sessão ordinária do dia 07 de agosto, após o recesso parlamentar.

Corpo de Bombeiros de Gramado

O Corpo de Bombeiros Militar instalou-se em Gramado no dia 28 de Maio de 1988, tendo sua primeira sede nos fundos da Sociedade Gramadense na Rua Madre Verônica. Seu primeiro comandante foi o então 3° Sargento Euri Paulo Boeira. No início das atividades em Gramado a Corporação contava com poucos recursos materiais e humanos, dependendo da iniciativa privada e do poder público municipal para manter seus atendimentos à população. Com o advento da legislação estadual de prevenção a incêndios e a criação do Fundo para Reaparelhamento dos Bombeiros (Funrebom) no ano de 1997, houve a possibilidade de grandes investimentos em equipamentos especiais, viaturas modernas e qualificação técnica do profissional efetivo. O Corpo de Bombeiros mudou-se para sua nova sede situada na Avenida Borges de Medeiros no ano de 2008.

Hoje conta com dois caminhões de combate a incêndios, uma viatura de resgate e atendimento pré-hospitalar e três viaturas para atividades de prevenção.  Nestes 29 anos de funcionamento em Gramado, o Corpo de bombeiros evoluiu junto com a cidade, atendendo em média 120 ocorrências por mês, especialmente do combate a incêndios, no salvamento de pessoas e animais, nas buscas de pessoas desaparecidas, nos resgates em acidentes e na remoção de fonte de perigos.

Atualmente Gramado é referência no Estado pela atuação do Corpo de bombeiros na fiscalização de prevenção aos incêndios e nas análises de projetos, pois possui um sistema ágil informatizado, possibilitando que 95% das edificações da cidade estejam regularizadas de acordo com as normas técnicas estaduais. Esta situação é garantida pela atuação eficaz dos Bombeiros atuantes em Gramado, uma vez que exercem suas atividades trabalhando tanto no atendimento de ocorrências operacionais, como também nas atividades de prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *