Nascido em São Paulo, iniciou sua trajetória no Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho e na companhia Teatro da Vertigem, com o seu trabalho em O Livro de Jó, de 1995. A estreia nas telonas veio dois anos depois, com dois filmes antológicos: o clássico gaúcho Anahy de las Misiones, de Sérgio Silva, e O que é isso, companheiro?, de Bruno Barreto, que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
Fez sua estreia na TV Globo em 1997, na minissérie Hilda Furacão, interpretando Cintura Fina, personagem que se identificava como mulher, embora tivesse nascido com um corpo masculino, Matheus desafiava as noções de gênero vigentes. Esse papel levou reconhecimento ao ator, que viria a protagonizar a minissérie O Auto da Compadecida (1999), posteriormente lançada, em formato reduzido, para os cinemas, rendendo-lhe o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como Melhor Ator.
No ano de 2002, participou de outro clássico do cinema nacional: Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, que concorreu ao Oscar em quatro categorias. Atrás das câmeras mostrou um novo talento ao dirigir A Festa da Menina Morta. O longa foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, e venceu os prêmios de Melhor Ator, Melhor Fotografia, Melhor Música, Melhor Filme do Júri Popular e prêmio da crítica no Festival de Gramado. Também em 2008, a obra ainda arrematou os prêmios de Melhor Direção de Ficção e Melhor Ator no Festival do Rio.
Ano passado, durante a 51ª edição do Festival, teve sua passagem eternizada na Calçada da Fama da cidade. Matheus possui indicações e vitórias nos mais importantes festivais e premiações do cinema brasileiro e mundial: Festival de Cannes, Prêmios Platino, Festival de Cinema de Lisboa, Uruguay International Film Festival, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Festival do Rio, Festival de Brasília, Cine Ceará e Cine PE são alguns exemplos.
Nachtergaele também é conhecido por trabalhos como Central do Brasil (1998), Amarelo Manga (2002) e Febre do Rato (2011), e muitos outros projetos para a TV, como Sob Pressão (2017), Cordel Encantado (2011) e Todas as Mulheres do Mundo (2020). Em 2024, Matheus retornou às produções cinematográficas como João Grilo, personagem emblemático de sua carreira, para a continuação de O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, que estreia nos cinemas no dia 25 de dezembro.
COLETIVA OSCARITO
A coletiva de imprensa, que antecede a passagem do ator no Tapete Vermelho e entrega do troféu, está marcada para este sábado (10), às 14h, no Hotel Buona Vitta (Estr. Profa. Elvira Apolo Benetti, 150 – Carniel, Gramado), com mediação do curador Marcos Santuario.
O encontro é exclusivo para a imprensa credenciada na cobertura do Festival e convidados do evento.