A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira a realização de testes clínicos de duas novas vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Os possíveis imunizantes, em desenvolvidos pelas empresas BioNTech e Pfizer, apresentaram resultados “promissores” em estudos iniciais.
De acordo com o órgão federal, a pesquisa deve contar com a participação de 5 mil voluntários no Brasil. “O estudo prevê a inclusão de cerca de 29 mil voluntários, sendo 5 mil no Brasil, distribuídos nos estados de São Paulo e Bahia. O recrutamento dos voluntários é de responsabilidade dos centros que conduzem a pesquisa”, diz a nota divulgada pela agência reguladora.
O ensaio clínico tem por objetivo a determinação de dose, para que seja possível avaliar a segurança do produto, a tolerância e a eficácia das possíveis vacinas. No Brasil, onde estudos com seres humanos são compostos por três fases, os voluntários participarão do terceiro estágio —que corresponde à fase 2/3 da pesquisa internacional.