A comunidade da Linha Caboclos, em Gramado, está perto de receber uma rede de distribuição de água potável, atendendo a pedidos antigos dos moradores. A instalação da rede foi assunto de uma reunião entre a Secretaria da Agricultura e a comunidade que reside na localidade, que sofre há muitos anos com o constante racionamento de água, principalmente nos meses de verão.
Durante o encontro, no último sábado (17), foram apresentados o projeto e o levantamento topográfico da nova rede, feito voluntariamente por moradores do município. A análise física, química e bacteriológica da água também foi realizada, com recursos da Secretaria da Agricultura, o que determinou a possibilidade do uso de um poço artesiano já existente para a implantação da rede. Atualmente, a comunidade faz uso de fontes particulares, através de poço artesianos, que muitas vezes abastece mais de uma família.
As etapas do processo para a instalação da rede de distribuição de água potável também foram discutidas. O próximo passo será a criação de uma associação composta pelos moradores da Linha Caboclos, com o apoio da Secretaria e da Emater. O grupo será responsável pelo gerenciamento da nova rede.
“A Prefeitura está empenhada em resolver as demandas da comunidade e lutar para que quem vive no interior tenha condições básicas. Os moradores também estão engajados a prestar o apoio necessário para que a rede de distribuição funcione de maneira correta e justa”, comenta o secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo.
Após a criação da associação, a tubulação e os demais equipamentos necessários devem começar a serem instalados. A Prefeitura está em busca de recursos para viabilizar a aquisição dos materiais.