A Sessão Especial deste domingo no Palácio dos Festivais premia o publico do Festival de Gramado com a primeira exibição pública do longa “Legalidade”.
O filme do diretor Zeca Brito se passa no ano de 1961, quando Leonel Brizola lidera um movimento sem precedentes na história do Brasil: a Legalidade. A trama mostra que, em meio ao golpe iminente, uma misteriosa jornalista pode mudar o país.
A exibição do filme em Gramado também servirá como homenagem a Leonardo Machado , intérprete de Leonel Brizola na trama , que nos deixou em setembro de 2018, aos 42 anos e foi o apresentador oficial do Festival, desde 2010. Ele também levou para casa o Kikito de Melhor Ator no ano de 2009, por Em Teu Nome.
Ambientado em 1961, poucos anos antes do golpe de estado no Brasil, o longa narra a trajetória do movimento Legalidade, que buscava concretizar a posse de João Goulart em meio ao caos dos setores militares, que clamavam por um impedimento. Em meio à turbulência política e social, um triângulo amoroso é formado .
No elenco estão Cleo Pires, Fernando Alves Pinto, José Henrique Ligabue, Letícia Sabatella. O filme é protagonizado pelo ator gaúcho Leonardo Machado. Falecido em 28 de setembro do ano passado, ele será homenageado antes da sessão por sua trajetória e pelos oito anos em que foi o apresentador oficial do Festival de Gramado.