“KORVATUNTURI” NAS ESCOLAS DE GRAMADO E CANELA

DESTAQUE EVENTOS Outros Eventos ÚLTIMAS NOTICIAS

         Projeto “Korvatunturi nas Escolas” provoca alunos entre 3 e 18 anos a praticarem o bem

Foto: Sergio Azevedo

A maiorias dos visitantes da Serra Gaúcha  já teve a oportunidade de conhecer os espetáculos, “Korvatunturi” que tem  como  mensagem principal no espetáculo  “Praticar o bem é ser muito mais feliz!”  e vem  ganhando espaço além do palco nos últimos meses em Gramado e Canela. Organizado pela produção do show, o projeto “Korvatunturi nas Escolas” levou os ensinamentos do espetáculo para dentro de duas escolas da região para provocar alunos entre 3 e 18 anos a realizarem boas ações.

O desafio das crianças e adolescentes foi criar e realizar diversas iniciativas de fazer o bem, organizados em grupos junto com professores para discutir sobre valores, criarem propostas e executarem pequenas ações que fizessem a diferença no meio em que vivem.

Depois de dois meses de trabalho em parceria com os coordenadores pedagógicos das escolas, agora é hora de conferir o que essa turma tem para mostrar. Na terça-feira, 5 de setembro, às 14h, a equipe do espetáculo foi receber os alunos do Cnec no Teatro Korvatunturi na FAURGS para apresentarem o que foi feito nos últimos meses.

Como forma de reconhecimento cada participante recebeu um Certificado como Membro Honorário do Mundo de Korvatunturi por sua contribuição “em acreditar que com bondade no coração pode transformar o mundo inteiro ao tocar com sua mão”.

Para buscar inspiração, antes de iniciarem suas ações de fazer o bem, os alunos assistiram o espetáculo. Além do Cnec, participam também alunos da Rede Marista e do projeto social Sapeca. O “Korvatunturi nas Escolas”, que ainda está em fase beta, deverá ser ampliado em 2018 atingindo mais escolas de Gramado e Canela.

“Todos queremos um mundo melhor, mas nem sempre nos damos conta da força dos nossos gestos, ações e palavras. Nossa proposta é motivar crianças e jovens a olhar em sua volta, pensar no que poderiam transformar e fazê-lo. Os verdadeiros valores são ensinados pelo exemplo vivido. Nosso espetáculo está em cartaz há cinco anos,  queremos retribuir e espalhar a mensagem que acreditamos desde o início”, explica Iara Peccin, coordenadora do projeto junto às escolas.

Proposta
A proposta do “Korvatunturi nas Escolas” é levar os ensinamentos de amor, amizade, bondade, fé e esperança do espetáculo para dentro das escolas, desafiando os alunos a realizarem boas ações. A coordenadora da iniciativa, Iara Peccin, assistiu às apresentações desta terça e ficou emocionada em ver que o objetivo do projeto está sendo alcançado: “foi emocionante ver os pequenos tão cientes de que eles, independente da idade, tem a força de mudar o mundo, respeitando e ajudando os outros, sejam animais, crianças, adultos ou idosos, sempre”.
Turmas do jardim de infância até o 5º ano do Cnec apresentaram as diferentes formas que buscaram “praticar o bem”.
Os pequenos do jardim de infância trabalharam o conceito de cidadania desenhando imagens que simbolizassem felicidade e que foram entregues à Prefeitura de Gramado. Os alunos do 1º ano doaram brinquedos a uma escola municipal que agora irá montar uma brinquedoteca. Já a turma do 2º ano decidiu arrecadar ração para doar à ONG “Amigo Bicho”, que trabalha com cachorros abandonados. Depois de visitar o Zoo, o 3º ano optou por apoiar o projeto que arrecada tampinhas de garrafas, de leite e lacre de latinhas para ajudar o Hospital de Gramado a comprar remédio e cadeiras de rodas. E as turmas do 4º e 5º visitaram o Oasis Santa Angela para dedicar parte de seu tempo e atenção aos idosos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *