GRAMADO PARA O FUTURO: OFICINAS DEFINEM ESTRATÉGIAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS

DESTAQUE EVENTOS ÚLTIMAS NOTICIAS

A definição de oito estratégias que embasarão as propostas de desenvolvimento sustentável e mobilidade urbana da Agenda Estratégica de Gramado foi o resultado das oficinas participativas entre a administração municipal, a equipe da CEPA Consultora e a comunidade gramadense, representada por membros da sociedade civil organizada e por autoridades, como o vice-prefeito Evandro Moschem e os secretários municipais. Durante os dois dias de encontros, no polo da UAB da cidade, na última semana, os participantes apontaram resoluções para os principais conflitos enfrentados pelos moradores e turistas.

“Dando continuidade a uma sequência de trabalhos, iniciamos uma etapa mais concreta da Agenda, onde será possível apresentar projetos e inseri-los nas estratégias de trabalho. Uma oportunidade ímpar”, ressaltou o secretário de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil, Jeferson Zatti.

Durante as oficinas, foram apresentados os resultados dos primeiros encontros, com os principais conflitos e potencialidades observados e mapeados pelos participantes que, na ocasião, foram validados e identificados nos mapas da cidade. Em grupos, os participantes também apresentaram propostas que fundamentarão o Plano Diretor. As próximas oficinas, em abril, darão destaque à gestão do plano da Agenda Estratégica.

“O setor público é quem precisa garantir o andamento do projeto, mas é muito importante a adesão e participação da comunidade e contribuintes no processo. Com base nas propostas apresentadas pelos grupos, o próximo encontro dará ênfase na forma de gestão que o plano vai ter. Será apresentado um projeto preliminar do que vem sendo estudado até agora”, garante Daniel Caporale, representante da equipe projetual da CEPA na região.

De acordo com o arquiteto e urbanista Rubén Pesci, à frente da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade Urbana de Gramado, é hora de concretizar as propostas. “Chegamos ao momento de partir para estratégias definitivas. Trabalharemos em cima das conclusões apresentadas aqui, com base no diagnóstico feito durante os últimos encontros”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *