Buscar a qualidade dos produtos locais, incentivar a formalização dos empreendimentos e auxiliar a agricultura familiar é uma das finalidades do programa Gramado Colônia, que inaugurou mais uma agroindústria nesta quinta-feira (26), a Doces Weimer. A propriedade localizada na Linha Tapera recebeu cerca de 30 pessoas, entre autoridades, comerciantes e agricultores, que prestigiaram a conquista da família que há 20 anos produz doces em pasta (schimier) e frutas cristalizadas.
Filhos de agricultores, Roberto e Denise Weimer estão à frente do agronegócio e há cinco anos pensam em construir uma agroindústria. Hoje, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura, e da Emater ela encontra-se totalmente regularizada, dentro dos padrões do Gramado Colônia. Licenciamento ambiental, aprovação da planta, habite-se, assessoramento técnico e tecnológico, e boas práticas de manipulação foram alguns dos auxílios prestados à família.
“Decidi aumentar e fortalecer o trabalho que meus pais já faziam, assim que surgiu ideia de implantar a agroindústria. Com a criação do Gramado Colônia conseguimos colocar em prática o desejo de expandir o negócio, já que recebemos ajuda no custeio de diversas questões burocráticas, mais um incentivo para ir pra frente com nosso objetivo”, conta Roberto.
Já com o apoio da Emater, o novo negócio também foi incluso no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), o que também garante outras vantagens para a família, como cursos de qualificação nas áreas de gestão, boas práticas de fabricação, implantação e adequação dos Serviços de Inspeção Municipais (SIM).
“Incentivamos a legalização da agroindústria Doces Weimer para a família dispor de uma alternativa para o aumento de sua renda, sem contar de que agora em diante, os produtos poderão ser comercializados livremente com expansão nas vendas. Prestamos todo o apoio necessário e conseguimos motivar os agricultores a qualificar cada vez mais sua produção, por isso a importância do Gramado Colônia”, comenta o secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo.
O prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, prestigiou o evento e reconheceu o trabalho organizado e de qualidade que Roberto e Denise realizam, “o programa Gramado Colônia busca incentivar a criação de agroindústrias, de foma legal. Através dele, já conseguimos duplicar a presença da agricultura familiar na merenda escolar. A família Weimer é um exemplo para que outros agricultores comecem a pensar em implantar sua própria agroindústria”, destaca Fedoca.
Também estavam presentes no evento o vice-prefeito, Evandro Moschen, a coordenadora de Projetos da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), representando o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lucimar Rodrigues, a diretora administrativa da Emater de Porto Alegre, Silvana Dalmás, o gerente regional de Emater, Eloi Portolan, demais representantes da entidade no município, entre outras autoridades.