A Secretaria de Esporte e Lazer de Gramado (SMEL) iniciou nesta semana o Gramado Futsal, programa esportivo voltado a alunos de escolas públicas ou bolsistas de escolas particulares. Cerca de 120 crianças e adolescentes, entre cinco e 16 anos, estão inscritos para participar das aulas de futsal. “Mais do que formar atletas, nosso objetivo é incentivar o trabalho em equipe, priorizando atitudes baseadas em valores como ética, comprometimento e respeito”, afirma o Secretário de Esporte, Jacó Schaumloeffel.
Em 2017, o Gramado Futsal inaugura a primeira turma sub sete, para crianças entre cinco e sete anos. A turminha, com 10 alunos, começou na manhã da segunda-feira (6). Segundo os professores de educação física, Gabriel Capeletti e Célia Steffens, já era uma reivindicação antiga da comunidade a oferta de aulas para esta faixa etária. Os pais dos alunos e a equipe da SMEL foram saudados pelo Prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT), que acompanhou o primeiro dia de atividades. “É muito bonito ver estes pais incentivando e acompanhando os seus filhos. Como poder público, é uma satisfação poder atender a uma reivindicação da comunidade”, disse. O Gramado Futsal é coordenado por Camila Cavichione, coordenadora de projetos e eventos sociais da SMEL.
Além da oferta da categoria sub sete, em 2017 o Gramado Futsal abre as portas para a inclusão social, com dois alunos autistas participando das atividades. O número de oferta de aulas de toda as modalidades – sub sete, nove, onze, treze e quinze – também foi ampliado.