Famosa pelo romantismo e baixas temperaturas, Gramado se destaca no turismo não só entre os brasileiros, mas no mundo todo. A jornalista Diana Clement, da Nova Zelândia, esteve na cidade brasileira e relatou a viagem em um dos maiores jornais da Nova Zelândia, o The New Zeland Herald.
A jornalista conta que quando chegou a Gramado teve a sensação de estar entrando em outro mundo, diferente das típicas cidades brasileiras com sol, mar e samba. Gramado, assim como Blumenau, Canela e Santa Cruz do Sul, foram comparadas por ela como vilas europeias, pela arquitetura semelhante.
Encantada com o número de museus que Gramado suporta, a jornalista fez questão de visitá-los e afirma: “Gramado é mais do que um termômetro, há atrações suficientes para manter os visitantes por dias”. Outro ponto destacado por Diana foi o natal, que dura o ano todo na cidade e faz a alegria das crianças.
Como já previsto, a gastronomia foi a parte favorita do passeio. Os restaurantes self-service foram uma novidade, assim como a quantidade de pratos alemães na cidade brasileira. O chocolate e o vinho também foram citados por Diana, e aprovados.
Diana Clement confirma a opinião de muitos turistas de que Gramado quebra os estereótipos brasileiros, sendo uma cidade menos agitada e que segue as tradições alemãs e italianas.
A reportagem está disponível no link: http://www.nzherald.co.nz/travel/news/article.cfm?c_id=7&objectid=11328797.
Ricardo Bertolucci Reginato