FORMADA A PRIMEIRA TURMA DE GRADUAÇÃO DO POLO DA UAB

Cultura DESTAQUE ÚLTIMAS NOTICIAS

Os acadêmicos do curso de Letras/Português entrarão para a história de Gramado como a primeira turma de graduação do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da cidade, captado e mantido pela administração municipal, e inaugurado há pouco mais de dois meses. Na última sexta-feira (27), a turma reuniu-se na sede do polo, junto à Escola Municipal Dr. Carlos Nelz – CAIC, para a primeira aula do curso, ofertado pela UFSM.

“Houve uma força, uma vontade muito grande da administração municipal em trazer esta unidade para Gramado. É um orgulho poder ofertar curso superior para nossa comunidade, por meio de parcerias com universidades reconhecidas como a UFSM”, disse a secretária Gilça Silva durante a aula inaugural.

A coordenadora do polo, Maria Gorete Rodrigues da Silva, deu as boas vindas aos estudantes e o professor de Computação, Rogério Turchetti, ministrou a primeira aula de Introdução à Informática, que visava mostrar o uso das ferramentas de ensino a distância. “A principal dica aos estudantes é que atuem com responsabilidade e comprometimento, pois no ensino a distância o aluno é protagonista do seu conhecimento”, afirmou.

Ingridi Feier, de 27 anos, é uma das estudantes que vê na UAB a oportunidade que nunca teve: a de ingressar no ensino superior. Moradora do bairro Mato Queimado, Ingridi ainda tem o desafio de conciliar os estudos com a maternidade. “Eu tive uma infância humilde. Eu já havia descartado a possibilidade de fazer uma faculdade particular devido à situação financeira. Nunca acreditei que conseguiria fazer uma faculdade depois de ser mãe e de estar casada, tenho um filho de seis meses e contas para pagar todo mês. A Prefeitura de Gramado me trouxa a oportunidade de realizar o sonho de estar em uma universidade de forma gratuita”, relata.

Durante a aula inaugural, Ingridi chegou a se emocionar ao lembrar de sua trajetória. Exigente com o português, veio dos amigos e familiares o incentivo para prestar o vestibular da UAB. O objetivo dela é ser revisora de textos. “Enquanto a secretária da Educação falava sobre as vitórias de entrar em uma universidade, eu me lembrava de todas as dificuldades que já passei. Passava um filme na minha cabeça, me recordei de todos os momentos difíceis que vivi até alcançar meu objetivo. Meu filho é um dos motivos que me fez entrar na universidade. É por ele que busco um futuro melhor, busco ser uma pessoa melhor”, finaliza.

Polo da UAB em Gramado – Captado pelo prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) e mantido pela administração municipal, em pouco mais de dois meses de implantação, o polo da UAB/Gramado tem confirmado quatro cursos de graduação, um curso de especialização e um curso de aperfeiçoamento em andamento, e uma série de oficinas e palestras voltadas à comunidade. Além das graduações em Sociologia (Licenciatura) e Letras/Português (Licenciatura) pela UFSM, estão confirmados a graduação em Sistemas para Internet, uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio-Grandense (IFSul), de Pelotas, e o Bacharelado em Desenvolvimento Rural (Plageder), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As inscrições para o Plageder estão previstas para ocorrerem ainda este ano e o início das aulas, em 2018.

Polo da UAB Gramado oferta curso de formação para professores

Até 13 de novembro estão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Professores para Educação Profissional, ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Gramado. Serão oferecidas 30 vagas.

O processo seletivo será realizado no dia 26 de novembro, às 9h, no Polo da UAB Gramado, e será constituído por uma prova de redação. As inscrições podem ser realizadas pelo endereço eletrônico goo.gl/rmZGC7.

O curso é gratuito e a modalidade é a distância, dividido em três semestres de 990 horas. O público-alvo são egressos de cursos superiores, portadores de diploma de Bacharelado ou Tecnólogo, que buscam a formação pedagógica para atuar na área de educação básica, de nível técnico. O objetivo da formação é capacitar professores em nível superior para atuar no ensino de nível fundamental e médio. Confira mais informações no edital: goo.gl/gBNzeq

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *