Na última semana, a organização do Festival de Cinema de Gramado esteve em São Paulo, onde anunciou os curtas-metragens brasileiros e documentários selecionados para a competição, e no Rio de Janeiro, ocasião em que revelou a homenagem do Troféu Cidade de Gramado à Vera Fischer.
No dia 17 de julho, estiveram presentes no Hotel Laghetto Stillo São Paulo, Rosa Helena Volk, Tatiana Ferreira, Stefano Roldo, presidente, diretora e gerente de eventos da Gramadotur, respectivamente, e os curadores Marcos Santuario e Caio Blat. Além da imprensa e realizadores, o encontro contou também com a presença da atriz Bárbara Paz, representando a Academia Brasileira de Cinema, e do diretor-geral do Canal Brasil, André Saddy. Este ano, os documentários serão exibidos exclusivamente no canal e os curtas brasileiros também terão exibição na emissora, além do Palácio dos Festivais.
No dia 18, o encontro aconteceu no Rio de Janeiro no Hotel Vila Galé, onde foi revelado o nome da atriz Vera Fischer como homenageada do troféu Cidade de Gramado.
“Eu não acreditei que fosse ter Festival de Gramado esse ano. Quando eu soube que ia ter e que eu ia ser homenageada, eu fiquei muito feliz, muito honrada, porque cinema, na verdade, foi o meu primeiro emprego, o meu primeiro trabalho foi um filme. E como eu sou mais velha do que o próprio Festival de Gramado, foi meu prazer voltar lá, ter essa honra de receber essa homenagem, e também de que as pessoas se sintam muito queridas porque elas estão sofrendo muito. A coisa está feia lá. Então, se nós todos formos para lá, fizermos uma festa bonita, as pessoas vão se sentir mais felizes, mais alegres. Inclusive, o turismo pode ajudar um pouco, porque vão existir pessoas que vão pra lá pra ver o Festival e pra curtir Gramado, que é linda. E isso tudo pode ajudar muito na evolução dessa tragédia toda que está acontecendo. Nós esperamos que acabe logo. E eu estou muito feliz de ir pra lá. E eu gostaria que o Rio Grande do Sul soubesse que eu sou vizinha, né? Santa Catarina, nós somos vizinhos. E que é um prazer muito grande poder ir pra lá e receber essa homenagem”, agradeceu a atriz.
Além de Vera, outras atrizes e atores estiveram presentes como Sophie Charlotte, Nicola Siri e Roney Villela. A atriz e ex-curadora do Festival de Cinema de Gramado Dira Paes também esteve presente. Este ano ela participa do evento de um jeito diferente, como diretora do filme “Pasárgada”, selecionado para competir na mostra de longas-brasileiros. “Eu me sinto muito elogiada de ter sido um dos sete longas que foram selecionados. Um filme, como a gente fala, nunca se faz sozinho, né? Sempre tem uma equipe disposta a amar aquele projeto junto com você, a se dedicar de uma maneira visceral. Porque cinema a gente faz com todas as vísceras, com todo o desejo. Nós estamos movidos pelo desejo de realizar uma imagem, de conquistar uma cena. Para mim já é uma honra”, disse Dira sobre a seleção. Este é o primeiro filme dirigido por ela.