“O evento tipicamente gramadense, realizado por famílias gramadenses, com o objetivo de preservar a identidade e a maneira tradicional de difundir as tradições culturais das famílias de imigrantes italianos e alemães, que chegaram à Serra Gaúcha. Uma grande variedade de produtos, de produtores da região estão disponíveis para aquisição e degustação.”
Com a alegria necessária para receber um comandante, um gestor, o Governador Eduardo Leite, foi recebido com música e como bom gaúcho que é logo saiu dançando, sorrindo agradeceu a recepção e seguiu até o palco onde aconteceria a abertura oficial do evento mais esperado da Serra Gaúcha, a Festa da Colônia de Gramado.
Com foco em unir tradições e celebrar a colonização italiana, alemã e portuguesa, a 29ª Festa da Colônia de Gramado, espera milhares de visitantes de todo o Brasil a partir desta quarta-feira (1º). Ao longo dos 19 dias, a gastronomia vai chamar a atenção por seus sabores e por seus produtos coloniais, sempre regados com belas músicas, apresentadas pelas bandas e grupos folclóricos que se apresentam no palco principal.
Durante os discursos de abertura, muitos elogios à cidade de Gramado, ao povo gramadense por sua determinação, na fala do Governador uma breve explanação sobre o crescimento da cidade e desenvolvimento como polo de turismo. (veja vídeo)
Já o Presidente da autarquia Gramadotur, Edson Néspolo, ressaltou a importância do evento para a comunidade e o trabalho realizado, fazendo um elogio às soberanas que deram o devido valor ao evento, apoiando e divulgando as ações para que a Festa seja um sucesso. O Prefeito Fedoca, agradeceu a presença e a participação da comunidade que esta engajada para a realização da 29º Festa da Colônia
Estiveram presentes ainda o Senador Lasier Martins, o Presidente da Assembleia Legislativa, Luis Agusto Lara, o Presidente do Conselho da Gramadotur Telmo Freitas, o Secretario de Industria e Comércio de Gramado Paulo Volk, o Vice-prefeito Evandro Moschem, o Presidente da Câmara de Vereadores Rafael Ronsoni, imprensa e comunidade.
A celebração às origens da cidade, iniciada ainda com a Festa das Hortênsias, há 60 anos, ocorre na Festa da Colônia de Gramado, o evento que reúne mais de 40 agroindústrias, promovendo o resgate e a valorização da cultura trazida pela imigração alemã, italiana e portuguesa. E para fechar com chave de ouro a solenidade, as belas e elogiadas Soberanas, a Rainha Aline Wiltgen e as princesas Mariana Marcon e Giovana Marcon, declararam em português, italiano e alemão, que estava aberta oficialmente a 29ª Festa da Colônia de Gramado.
Disponibilidade e alegria permearam a visita que a comitiva de convidados realizou aos expositores, o Governador Eduardo Leite, por diversas vezes parou para fotografar com a comunidade e conversar com os expositores. Ao final todos se dirigiram ao Pavilhão da Expogramado, onde desamarraram o laço, abrindo oficialmente a 6ª Feira Feito em Gramado, visitaram as stands e logo após o Governador e sua comitiva se deslocaram para Bento Gonçalves.
Vale ressaltar que a Festa segue até o dia 19 de maio e aguarda mais de 300 mil visitantes, uma das atrações deste ano acontecerá no dia 18, a escolha das novas soberanas, que representarão o evento de 2020 a 2021.
A Festa da Colônia abre as portas das:
-10h às 22h nas terças, quartas, quintas e domingos
-10h às 23h nas sextas e sábados
O acesso ao evento conta com estacionamento é gratuito.