Com uma plateia de mais de 500 pessoas, entre agentes de turismo, operadoras, entidades ligadas ao turismo, autoridades e imprensa especializada, a palestra do Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, foi a principal atração do Seminário de Fortalecimento do Turismo das Montanhas Capixabas, na última segunda (25), ocorrido no Centro de Eventos do Hotel Fazenda China Park, na cidade de Domingos Martins, no Espírito Santo. O Governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, compareceu ao evento, para assistir especialmente a palestra do Prefeito de Gramado.
O evento, promovido pelo Convention de Turismo da região, convidou a representação de Gramado para mostrar o seu case como cidade turística de referência nacional, e inspirar os vários setores representados no evento a trabalharem melhor o turismo. O Prefeito Gramadense, além de levar as números da cidade, estatísticas de movimento turístico e as primeiras conquistas de sua gestão, defendeu o desenvolvimento sustentável como principal pilar de um município como Gramado.
“Crescer com a responsabilidade de não danificar a moldura verde que nossa cidade tem é mais do que um programa de governo, é um princípio”, afirmou o Prefeito, sob os aplausos intensos do público. Casos como o Hard Rock Café, que será inaugurado em julho, e se adequou às regras da cidade para poder se instalar, foram lembrados pelo chefe do Executivo, que palestrou por mais de uma hora. “Um jornalista me perguntou em uma entrevista ao vivo se deveria haver um aeroporto dentro da cidade”, contou o Prefeito Fedoca. “Eu disse que não, o céu de Gramado é para os pássaros e não para os aviões”, disse ele. E mais aplausos da plateia.
Os capixabas reverenciaram os exemplos positivos de Gramado e debateram, durante um dia inteiro de trabalho, como aperfeiçoar as ferramentas para divulgar o turismo da região das montanhas (municípios como Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Castelo e Brejetuba, entre outros), além de aprimorar o atendimento aos turistas, criando novas ações de fomento na arte do bem receber. Em diversas visitas aos municípios e reuniões com as lideranças da área do turismo, o Prefeito Fedoca foi questionado sobre como Gramado poderia contribuir com a experiência consolidada nessa área.
“Vocês têm um ativo fundamental aqui no Espírito Santo que é o povo”, declarou Fedoca. “Vocês já recebem muito bem, tem é que trabalhar esse bom atendimento de uma maneira profissional para expandir o mercado capixaba para o resto do Brasil”. O Prefeito notou em suas visitas muitas similaridades entre a região de Gramado e as montanhas do Espírito Santo, a começar pelo clima, pelo relevo e pela presença de muitas agroindústrias. Em sua palestra, Fedoca ressaltou o crescimento do turismo rural na Serra Gaúcha e a regularização de 39 novas agroindústrias no seu primeiro ano de gestão, totalizando as 97 existentes no município, que tem 80% de área rural e mais de 50 mil visitantes por ano nestas rotas das colônias no interior.
O Prefeito de Gramado viajou a convite da organização do evento, sem custos para o município.