A ação intitulada ‘Bota-Fora Gramado’ visitou, no sábado, 30 de março, imóveis comerciais e residenciais na Vila do Sol, na Várzea Grande. Quatro toneladas de materiais imprestáveis com potencial de acumular água e facilitar a proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti foram recolhidos.
Orestes Swaizer, 74 anos, e a esposa Mercedes, 67, moradores da Rua José Bergamo Filho, aprovaram a visita dos agentes. Para eles, é necessário manter tudo limpo e as pessoas precisam ajudar nesse sentido, a fim de eliminar os riscos provocados pelo mosquito.
Ivete Martinelli, também moradora da rua, avaliou como coisa boa a presença do serviço público. “Todos precisam colaborar. É pelo nosso bem-estar e não podemos correr com os turistas”, alertou.
BALANÇO
Para o secretário da saúde, João Teixeira, o resultado foi excelente, “tanto pela receptividade dos moradores que desejam contribuir com o serviço público como no sentido de poder conscientizar a população”. O secretário adiantou que no próximo sábado, 6, a ação será retomada do ponto onde parou, na Vila do Sol.
No total, foram recolhidas quatro toneladas de entulhos e materiais diversos, coletadas 51 amostras de água parada, 13 proprietários foram notificados e 26 servidores, máquinas, caminhões e automóveis participaram da ação de visita a mais de 60 imóveis.
Fonte e Foto: Roque Tomazeli/ Comunicação GRAMADO