O Comitê Plural de organização da 24ª Surdolimpíadas de Verão, que ocorre entre 5 e 21 de dezembro de 2021 e tem a Universidade de Caxias do Sul (UCS) como sede prioritária, lança concurso para escolher o mascote do evento. A participação é voltada para alunos surdos do Ensino Médio de escolas de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha (cidades que receberão as modalidades esportivas) e também de Bento Gonçalves, Vila Maria, Torres, Vacaria, Canela, São Sebastião do Caí, Nova Prata, Guaporé, Bom Princípio, Antônio Prado e São Marcos (municípios de abrangência da UCS), além de estudantes de Ensino Médio de instituições de ensino de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha.
O mascote será utilizado na divulgação da realização multidesportiva internacional, organizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD). As inscrições no concurso são gratuitas e têm início no dia 1 de agosto de 2020. É requisitado o envio de um desenho inédito desenvolvido à mão livre, com a inclusão das cores de vermelho, azul, amarelo e verde, e um texto descritivo sobre o trabalho. A proposta é que, em formato de um boneco, a criação represente a união das culturas por meio do esporte com originalidade, criatividade, alto reconhecimento e fácil memorização. A arte deve ser enviada até o dia 31 de agosto de 2020 para o e-mail mascote@surdolimpiadas2021.
Os trabalhos serão submetidos à avaliação por uma comissão julgadora composta por profissionais de design, áreas afins e integrantes do Comitê Plural, que irão considerar critérios como design, criatividade, originalidade, comunicação, aplicabilidade/versatilidade e atendimento ao conceito.
O autor do trabalho vencedor será divulgado no dia 11 de setembro deste ano no site oficial da 24ª Surdolimpíadas de Verão. A premiação consiste em um tablete e uma bolsa de estudos de 30% de desconto nos cursos de graduação da UCS (exceto Medicina), além da participação nas cerimônias de abertura e encerramento do evento.
SAIBA MAIS
A 24ª edição da Surdolimpíadas de Verão será a primeira em um país da América Latina e contará com a participação de 4 mil surdoatletas e equipes, vindos de mais de 100 países, em 21 modalidades esportivas. Evento multidesportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos, as Surdolimpíadas de Verão ocorrem a cada quatro anos.