Inicia amanhã (27), em todo o Estado e em Gramado, o período de aplicação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS). Além de avaliar o desempenho das escolas, o resultado do SAERS impacta diretamente no cálculo de repasses do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços) para o município. As avaliações acontecem com todos os alunos de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, exceto escolas multisseriadas, além do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas.
Em 2023, último ano em que a avaliação foi realizada, o município obteve resultados de níveis de proficiência acima da meta do Estado, obtendo o 5º melhor resultado da região. “A melhora na aprendizagem foi perceptível em todas as etapas avaliadas”, avalia a secretária da Educação, Simone Tomazelli Andreis, ressaltando que as diversas alterações no cronograma de aplicação das provas prejudicaram a organização das escolas e a mobilização dos alunos no ano passado, impactando negativamente o resultado final. “Devido às chuvas o cronograma de avaliações acabou sendo prorrogado diversas vezes, o que impactou diretamente na frequência dos nossos estudantes no dia da aplicação da prova”, recorda a secretária.
Para este ano, a Secretaria da Educação e as escolas estão mobilizando os estudantes e familiares sobre a importância das provas. “Essa avaliação é de extrema relevância para toda comunidade gramadense. Nela conseguimos perceber os avanços na aprendizagem de nossos estudantes e também, auxilia no planejamento de ações assertivas para a evolução da qualidade da educação. Além de proporcionar o aumento do repasse vindo do Estado para nosso município”, aponta Simone, reforçando que a Secretaria da Educação conta com o envolvimento de toda comunidade escolar.