1ª Festa das Hortênsias completa 60 anos com homenagens
A Festa das Hortênsias, evento que projetou Gramado para o turismo há 60 anos, recebe homenagens nos dias 7 e 8 de dezembro de 2018, em alusão à sua primeira edição, em 7 e 8 de dezembro de 1958. As iniciativas de reverenciar a data são públicas e privadas.
ENCONTRO COM A HISTÓRIA
O marco inicial das comemorações ocorre na sexta-feira(7), a partir das 16h30, com o lançamento do livro “O Lago, as Hortênsias e o Turismo”, da pesquisadora Iraci Casagrande Koppe, primeira rainha da Festa das Hortênsias de Gramado, com o patrocínio do Golden Propriedades de Lazer, o livro será apresentado em coletiva de Imprensa no Hotel Laghetto Stilo Borges, no Centro.
Segundo o diretor do empreendimento, Giovani Ghisleni, o envolvimento em projetos de resgate como o do livro de Iraci Casagrande, que compartilha o melhor da cultura local, história e hospitalidade, é para multiplicar nas pessoas, cidadãos e turistas o sentimento de colaboração e valorização para o cuidado de tudo que fez de Gramado uma cidade dos sonhos. Logo após o lançamento do livro, a partir das 19h30, a Câmara Municipal e a Prefeitura de Gramado, promovem sessão solene conjunta na Sociedade Recreio Gramadense, em homenagem à data que marca os 60 anos da Festa das Hortênsias.
LARGO WALTER BERTOLUCCI
O resgate histórico continua no sábado(08), às 10h, com a inauguração do Largo Prefeito Walter Bertolucci (proposição do vereador Professor Daniel), em frente à Prefeitura – uma realização do projeto Memorial Walter Bertolucci.
Mais do que homenagear o legado de Walter Bertolucci – primeiro prefeito e criador da Festa das Hortênsias – a iniciativa busca, conforme os organizadores, valorizar os 60 anos do evento que fomentou o desenvolvimento turístico da cidade.
DA HISTÓRIA QUE ENALTECEU GRAMADO
Uma beleza cujo nome remete ao verde dos gramados, dizem que o campo verde foi o responsável por dar o nome à cidade, uma vez que a região era um belo e extenso “gramado”, eis que então a primeira Festa das Hortênsias foi realizada sob inspiração de Oscar Knorr e Walter Bertolucci nos dias 7 e 8 de dezembro de 1958, recebida pela em sua plenitude pela comunidade gramadense, veranistas e visitantes, transformando um simples evento, em sucesso absoluto, inédito na história do município, que começou sua vida em 15 de dezembro de 1954.
Com o resultado positivo, que logrou exito total, despertando a consciência da comunidade Gramadense, que naquele momento viveu plenamente seus objetivos, esquecendo a política e diferenças sociais, unindo e prol de um objetivo, demonstrando a o valor da amizade e da paz entre todos. Em 12 edições da festa, que era bianualmente, muito se viu de alegria e da impotância, sendo assim, na 12ª Festa das Hortênsias, iniciou o 1° Natal Luz de Gramado, de 20/12/86 a 11/01/87, reunindo mais de cinco mil pessoas na Praça da Matriz, na noite de 27 de dezembro de 1986.
O espetáculo iniciou nas proximidades do Lago Joaquina Rita Bier, de onde saíram em caminhada mais de 700 pessoas (cantores), 20 papais-noéis e todos os integrantes da comissão organizadora da 12ª Festa das Hortênsias, entoando cânticos natalinos. Nascia assim, o Natal Luz de Gramado.
A primeira Rainha das Hortênsias, foi Iraci Casagrande e as princesas Rosalina Petersen e Irany Stürmer.